Menu

Acre tem resultado negativo no varejo ampliado em meio a alta no Brasil, aponta IBGE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto o comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 1,0% em novembro de 2025 em relação a outubro, o Acre registrou queda de 0,3% no varejo ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado especializado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) divulgados na quinta-feira (15).


Na comparação interanual, o comércio varejista ampliado do Acre também ficou abaixo da média nacional, que cresceu 1,3% frente a novembro de 2024, indicando que o ritmo da atividade econômica no estado segue mais lento do que no restante do país.

Anúncio


O cenário nacional mostrou crescimento em 23 das 27 unidades da federação na passagem de outubro para novembro, com destaque para Rondônia (9,2%), Roraima (4,5%) e Espírito Santo (4,3%). Por outro lado, Tocantins (-1,9%), Goiás (-1,6%) e Rio de Janeiro (-0,7%) apresentaram os maiores recuos, reforçando a variação regional significativa no desempenho do varejo.


No comércio varejista ampliado, o Acre se juntou a outros cinco estados que registraram queda no período, enquanto Rondônia (8,3%), Mato Grosso do Sul (7,7%) e Roraima (3,4%) lideraram os resultados positivos. Já na comparação interanual, 21 estados tiveram crescimento no varejo tradicional, com destaque para Rondônia (13,4%), Rio Grande do Norte (8,2%) e Amapá (8,2%), enquanto o Acre ficou entre os estados com resultados negativos, ao lado de Tocantins (-3,0%), Piauí (-2,1%) e Roraima (-1,8%).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido