Os moradores de Rio Branco, Brasileia, Acrelândia, Sena Madureira e demais municípios do leste e sul do Acre devem se preparar para um dos períodos mais secos do ano. Entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), a umidade relativa do ar pode cair para menos de 20% em algumas regiões, configurando estado de alerta para a saúde. Mesmo nos cenários mais amenos, os índices devem ficar abaixo de 25%, caracterizando estado de atenção.
Segundo o pesquisador Davi Friale, a menor marca registrada em 2025 foi de 20%, no dia 24 de julho, em Rio Branco, e o próximo fim de semana pode igualar ou até superar esse recorde.
No Vale do Juruá, a previsão também indica baixa umidade, mas com índices menos extremos. Em municípios como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a umidade deve variar entre 25% e 35%.
Além do clima seco, a intensa radiação solar pode fazer com que as temperaturas máximas atinjam 37°C, com sensação térmica próxima de 34°C devido à baixa umidade. Durante as madrugadas, os termômetros devem marcar entre 16°C e 19°C no leste e sul, e entre 19°C e 22°C no centro e oeste do estado.
Friale alerta que, a partir de segunda-feira (18), as noites também ficarão mais quentes em todas as regiões acreanas.