Cruzeiro do Sul apresentou uma redução significativa nos casos de dengue em 2024, em relação ao ano passado. De janeiro a novembro de 2023, foram registrados 715 casos de dengue e em 2024 os números caíram para 578, uma redução de 19%.
Para seguir com a diminuição de casos da doença, e com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue.
O coordenador do setor de combate a Endemias do município, Leonísio Messias, destaca que os agentes de endemias estão diariamente em campo, realizando visitas domiciliares e orientando a população sobre os cuidados necessários.
“Estamos pedindo à população que mantenha seus depósitos de água cobertos e que, ao perceber sintomas como febre, dor de cabeça e manchas avermelhadas, procurem as unidades de saúde. É fundamental que as notificações cheguem até nós para que possamos agir rapidamente, realizando a borrifação e eliminando mosquitos infectados na região”, destaca.
“Já entramos no período sazonal, que é na época das chuvas. É um momento que nos preocupa, pois as doenças transmitidas por vetores tendem a aumentar. Por isso, é crucial fortalecer nossas ações para diminuir a quantidade de criadouros que podem propiciar o aumento dos mosquitos, especialmente em relação à dengue”, explicou.