A abertura da 17ª Semana da Diversidade do Acre começa nesta terça-feira, 26, às 19h, no Cine Teatro Recreio, na Gameleira, em Rio Branco. As atividades continuam até o dia 1 de dezembro com a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. O tema deste ano é “Resistência, Empregabilidade, Prevenção e Saúde pela Garantia de nossas Conquistas”.
Durante a semana, serão realizadas atividades relacionadas com debates, oficina, capacitação, expressões artísticas, lançamento do livro trata de discriminação contra a diversidadesexual nas escolas de Rio Branco do Superintendente do Trabalho, Leonardo Lani de Abreu.
A Feira da Diversidade, do coletivo Elas Fazem Acontecer, com diversos empreendimentos LGBTQI+, é um dos atrativos da Semana da Diversidade. Ainda faz parte da programação a entrega da homenagem Rogério Sábio da Paciência para todos que ajudam no enfrentamento a LGBTFobia no Estado do Acre.
Na quarta-feira, 27, a partir das 9h30, na Usina de Arte João Donato, debate com o tema Vivência “Empregabilidade LGBTQIA+ e o Empreendedorismo Criativo” com roda de conversa sobre o cenário local e nacional dos artistas LGBTI+: fomento, produção e visibilidade, com Samara Rios (RJ);Luar Maria (AC/RJ); Victor Onofre (AC).
As 14h roda de conversa com o tema: Empregabilidade LGBTI+ é o empreendedorismo criativo: realidades e desafios com Sara Soares (AC); Lidiane Cabral (AC); Leonardo Lani (AC); Ytalo Peixoto e Raphael Xabuder (AC).
Na quinta-feira, 28, a partir das 21h, em um bar no Parque da Maternidade, tem música com Gigliane Oliveira que canta músicas de Ana Carolina e Kassia Eller.
E a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH lança a Campanha “O que é Legal e o que Não é Legal na Parada do Orgulho LGBTQIA + do Aere”.
O Ministério Público do Acre participa da Semana da Diversidade com o MP na Ccomunidade, levando atendimentos voltados para a comunidade LGBTQIA+, com Almoço e Atrações Culturais no Sesc Bosque, nem sábado, dia 30. No local também será realizado a II Copa Acreana de Volei.
A programação encerra no domingo, 1, com a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do Acre que tem concentração a partir das 15h, no Skate Parque e finaliza na Concha Acústica com música e intervenções culturais, Feira da Diversidade, ações de prevenção ao HIV e AIDS.
Vale lembra que a data também é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esse é um dia para que não se esqueçam da saúde da população LGBTQIA+, principalmente nas ações de prevenção e outros agravos.