Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco participa da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Teve início na segunda-feira (18) a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que acontece no Cine Teatro Recreio, Rio Branco/AC, até o dia 21 de novembro.


O tema deste ano é “Viver com Dignidade é Direito Humano”, ressaltando a importância da dignidade humana para assegurar a qualidade de vida e liberdade para todas as pessoas.


A programação é composta por 8 sessões com curtas e longas-metragens entre homenagens à Cristina Amaral e Thiago Lourenço e diversos gêneros de filmes selecionados através de chamada aberta pública que contemplaram produções de todas as regiões do país e que ocorrem simultaneamente em todas as capitais das diversas regiões do Brasil.

Anúncio


Todas as sessões serão seguidas de debate para abrir espaço para a comunidade problematizar temas tão importantes na atualidade, tais como igualdade, justiça social e o respeito à diversidade.


Todas as exibições são gratuitas e acessíveis ao público, incluindo legenda descritiva e janelas de LIBRAS, reforçando o compromisso da Mostra com a inclusão.



A abertura contou com a presença de ilustres apoiadores na iniciativa cultural: o Prof. Dr. Minoru Kinpara, presidente da FEM (Fundação de Cultura Elias Mausour); o Prof. Dr. Micael Cortes, coordenador do projeto de extensão da UFAC (Universidade Federal do Acre); e Lígia Morais (Coordenadora Geral da AEDH) representante do Ministério dos Direitos Humanos.


O debate teve colocações reflexivas quanto à consciência da desigualdade social em amplo aspecto e uma sensibilização para um posicionamento de mais respeito à diversidade; pois a sessão de curtas-metragens se iniciavam contextualizando a religiosidade afro-brasileira com “Abá”; logo na sequência apresentava “Belos carnavais” contando sobre a morte do sambista Dadinho; no auge desse decorrer a temática do filme “Sem asas”, evidenciava a fragilidade de um corpo negro, ainda que jovem, a ser posto em dúvida ética apenas pelo tom de sua pele; e finalizando-se com “Confluências”, nos convidando a celebrar as colaborações de todos os pensamentos de Nego Bispo em vida, como se seu aniversário também fosse o nosso, atualizando suas inquietações.


Programação:


20 de Novembro (Quarta-feira)


• 19h: Sessão Depois do Expediente (101 minutos) + debate (20 minutos)


21 de Novembro (Quinta-feira)


• 19h: Curtas jornadas noite Adentro (102 minutos) + debate (20 minutos)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido