Menu

Boa Conversa: “pesquisas mostram avanço de votos de Marcus Alexandre”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O programa Boa Conversa, transmitido pelas redes sociais do ac24horas, está de volta. Focado nas eleições municipais, os jornalistas Astério Moreira, Luis Carlos Moreira Jorge e Marcos Vinicius discutiram os temas mais importantes da semana, marcada pelas primeiras convenções.

Um dos principais assuntos abordados pelos jornalistas foi a última pesquisa, Delta/ac24horas, em que mostra o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) à frente do atual prefeito Tião Bocalom (PL) que disputa a reeleição.

Anúncio

“Em todas as pesquisas da pré-campanha, são 17 pesquisas, Marcus lidera em todas. Isso não significa que ele já ganhou a eleição, mas representa uma consolidação de votos, já que mantém a intenção do eleitorado”, disse Moreira Jorge.

O colunista político lembrou ainda que nas eleições passadas ao governo, Gladson também liderou todas as pesquisas. “Vale lembrar que isso aconteceu nas eleições passadas, quando o Gladson liderou na pré-campanha e também as pesquisas durante a campanha. Se vai ganhar, é outra coisa”, destacou.

Outro fator destacado pelos jornalistas na análise da última pesquisa é o fator rejeição, que tem o atual prefeito como o mais rejeitado com 33% contra 16% de Marcus Alexandre. “A situação é muito confortável para Marcus Alexandre no momento, se vai ser manter é outra coisa. O tamanho da rejeição é que dar margem para o crescimento ou não da intenção de votos”, disse Luiz Carlos.

Para Astério Moreira, há espaço para crescimento de Bocalom, mas não se viu até o momento efeito positivo do apoio do ex-presidente Bolsonaro ao atual prefeito. Está em aberto, com o início da campanha teremos uma nova configuração, a campanha a partir de agora começa a evoluir, mas até agora o apoio de Bolsonaro não tem tido efeito imediato, mas, sem dúvidas, vai ser uma eleição duríssima”, declarou.

Os jornalistas debateram ainda a polarização entre Marcus Alexandre e Bocalom e as candidaturas do ex-deputado Jenilson Leite (PSB) e do deputado Emerson Jarude (Novo). “Não creio em definição no primeiro turno. Com a candidatura de Jenilson, a impressão é que esses votos seriam tirados do Marcus Alexandre, mas a pesquisa não deu isso. A tendência é que os votos dele ao Marcus. O Jarude faz críticas aos dois, apesar de ser mais efusivo contra o atual prefeito”, disse Astério.

O apoio de Gladson Cameli, que indicou Alysson Bestene, ex-secretário de Governo como candidato a vice-prefeito, e uso da máquina estadual a favor de Bocalom também foram colocados em debate. “Secretário nenhum vai para rua balançar bandeira. Neste governo, não há predisposição política, Gladson é solto, não obriga ninguém”, afirmou Moreira Jorge.

video
play-sharp-fill

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.