Menu

Pesquisar
Close this search box.

Delegado-Geral rebate acusações de sindicato e diz que investimentos recentes são históricos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Delegado-Geral de Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, rebateu, na tarde desta terça-feira (26), a afirmação feita pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre, Rafael Diniz, de que o Governo do Estado colabora com o aumento da criminalidade ao tratar com desdém a categoria. Segundo a nota enviada por meio de assessoria, as informações dadas pelo representante sindical são mentirosas.


De acordo com o Delegado-Geral, o Governo vem fazendo investimentos financeiros e em pessoal que ficarão na história do Acre, inclusive com a prorrogação do cadastro de reserva do último concurso até março de 2025. A nota cita a aquisição de viaturas, equipamentos, reformas em delegacias e cursos para qualificação de profissionais como demonstrações de que o Estado avança para obter resultados que tenham impacto positivo na sociedade.

Anúncios


Veja a nota completa:


O Governo do Acre, por meio da Polícia Civil, informa que não são verdadeiras as informações de que não há investimentos em pessoal e que isso fortalece ações criminosas.


A atual gestão estadual vem fazendo história na área da Segurança Pública e, notadamente, na Polícia Civil, não só no que se refere a investimentos financeiros como na contratação de pessoal.


Em pouco mais de cinco anos, quase dois mil servidores foram contratados para salvaguardar a população acreana nos 22 municípios e boa parte da nossa equipe em atividade atualmente é oriunda destas contratações.


Não é, portanto, verdadeira a informação de que este governo não atua para melhorar os quadros de pessoal da polícia civil ou que não tem feito investimentos para melhorar a qualidade e o bom funcionamento de nossas unidades na capital e no interior.


E isso sem falar na contratação dos cadastros de reserva efetuados. Uma prova incontestável disso é o fato de que o Estado contratou, apenas nos primeiros dois anos da primeira gestão, 256 servidores efetivos, incluindo delegados, agentes, escrivães e auxiliares de necropsia, além de 15 novos peritos e três médicos legistas.


Em junho do ano passado os quadros da instituição passaram a contar com mais 116 agentes de polícia, 18 peritos criminais, 12 delegados, nove escrivães e um médico perito legista.


Além disso, o cadastro de reserva do último concurso foi prorrogado até março de 2025.


A implementação de tecnologias avançadas, o aprimoramento da capacitação dos agentes e a colaboração intensificada com outras agências de segurança foram fatores determinantes para o sucesso de inúmeras operações de combate ao crime organizado nos 22 municípios do Estado.


Inúmeras operações policiais resultaram na desarticulação de grupos criminosos, apreensão de drogas e várias pessoas presas e indiciadas.


Além disso, o Estado tem demonstrado empenho para assegurar melhores condições de trabalho para esses profissionais, com a aquisição de novas viaturas, equipamentos, reformas de delegacias e qualificação profissional com cursos aqui e em outros estados da federação.


Henrique Maciel
Delegado-geral de Polícia Civil do Estado do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido