O Brasil ocupa a terceira posição, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 1,7 milhão de prisioneiros, e pela China, com 1,69 milhão. O país supera nações como Índia, que conta com 554 mil presos, e Rússia, com 433 mil, conforme os dados do The World Prison Brief, um banco de dados da Birkbeck, Universidade de Londres. Essas estatísticas enfatizam a realidade preocupante do sistema prisional brasileiro, que enfrenta questões de superlotação, violência e a ausência de programas eficazes de reabilitação.
Durante as celebrações natalinas, as chamadas “saidinhas” permitem que os presos convivam com suas famílias como parte do processo de ressocialização. Nota-se que 95% desses indivíduos retornam aos presídios voluntariamente, enquanto apenas 5% não o fazem. Assim, a nova lei que está prestes a ser implementada gera controvérsia, pois pode ter um efeito negativo, prejudicando os 95% que optam por cumprir suas sentenças. A preocupação das autoridades que discordam da proposta é que ela pode embrutecer ainda mais o indivíduo ao invés de resgatá-lo. Os brutos também amam?!
“Os senadores Alan Rick e Márcio Bittar, ambos do União Brasil, e Sérgio Petecão, do PSD, votaram a favor da lei que acaba com as saidinhas”. (Manchete do ac24horas)
. A CGU está sendo protagonista com a timidez dos demais órgãos fiscalizadores em agir contra gestores, especialmente nas prefeituras.
. No Brasil, quando se inicia uma investigação, a condenação política já vem antecipada; a famigerada operação G7 foi um exemplo.
. Incrível é saber que a Índia é o país mais populoso do mundo e está bem abaixo do Brasil no número de encarcerados.
. É por essas e outras que o presidente da Aleac, deputado Luís Gonzaga (PSDB), aproveita o recesso para ir ao país asiático.
. Mas, como diz o Macunaíma:
. “Burro não é um cavalo no meio da estrada, burro é um cavalo dirigindo”.
. Dias nervosos, dias bicudos como diz o mestre Sílvio Martinello.
. Afinal de contas, é ou não é para mandar dinheiro para o show do ex-presidente Bolsonaro na Paulista no domingo, 25?
. Uma hora o pastor Silas vai pagar; na outra é para os seguidores mandarem uma babinha…
. Sem gás, a manifestação não funciona.
. O que assusta é o ministro Alexandre de Morais com a caneta e os 17 anos de Papuda;
. É só não levar faixas e cartazes, não fazer o quebra-quebra, nem xingar os ministros do STF.
. A mulher do Macunaíma ia para a Paulista, mas ele deu no meio da linha:
. Vai e fica por lá mesmo!
. Ela e as amigas refugaram!
. Segundo ele, Bolsonaro nunca botou um caroço de feijão na mesa dele, nem um ovo frito.
. Faz sentido!
. Bom dia!