Menu

Sesacre substitui fiscal que denunciou falta de anestesista na Fundhacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) decidiu substituir o fiscal responsável pelo contrato com a empresa que fornece anestesistas para a Fundação Hospitalar do Acre.

Francisco Warcron Oliveira das Neves foi responsável por elaborar um termo de notificação informando que a empresa 4HEALTH SERVIÇOS MÉDICOS LTDA não cumpre com as garantias contratuais, como a quantidade necessária de anestesistas para a realização das cirurgias, inexistência de escala, falta de documentação que comprove que todos os médicos na escala possuem titulação como anestesiologistas e também a falta de pontualidade de alguns profissionais que causaram atraso em cirurgias.

Anúncio

Outra grave denúncia relatada pelo fiscal de contrato é da presença de médicos residentes de outros locais sem conhecimento e autorização da Fundação.

O ac24horas denunciou o caso no último sábado, 30 (leia aqui). Além da Fundação, a reportagem também teve acesso a documentos internos que comprovam a falta de profissionais anestesistas no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e também no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia.

A empresa foi contratada por dispensa de licitação por mais de R$ 16 milhões para suprir a necessidade dos profissionais nos procedimentos cirúrgicos.

Conforme documento enviado para a publicação no Diário Oficial, Warcron será substituído por Tatiana Maria Calixta da Silva. A Sesacre não deu explicações sobre a motivação para a troca de fiscal do contrato na Fundhacre.

Um fato curioso é que o trabalho do fiscal substituído não parece ser considerado sem fundamento, já que existem relatos iguais a outras unidades de saúde. Inclusive, a reportagem também teve acesso a um documento assinado por Celene Maria Prado Maia, diretora de Gerenciamento de Unidades Próprias da Sesacre, endereçado a Jucerlândia do Nascimento, chefe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação, onde relata que no Hospital da Mulher e da Criança no Juruá, o anestesista fornecido pela empresa chega atrasado no plantão e apresenta indisciplina em relação às normas de assepsia (higiene) e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Veja documentos abaixo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.