Menu

BR-364, a rodovia dos bilhões!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Trago na memória de menino que gostava de comícios, ouvir conversas de políticos, ler qualquer informação contida nos cartazes de propaganda dos candidatos quando ainda não existia internet, redes sociais, filtros, marketing e fake news. Também não havia esquemas nem toda essa dinheirama institucionalizada dos dias de hoje. Na verdade, existiam ideais a serem sonhados, perseguidos e conquistados. A construção da BR-364 era um deles. Muitos elegeram-se senadores e deputados federais às custas dela.


No finalzinho da década de 60, depois 70, 80 até meados de 1990, a luta pela construção da BR-364 era pauta de todos os comícios da ARENA e do MDB, os únicos partidos que existiam no Brasil durante a famigerado governo militar. Viajar de Cuiabá (MT) para Rio Branco nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março era uma grande aventura, epopeia narrada por caminhoneiros.


O trecho RB-Cuiabá, feito hoje em 27 horas, durava cerca de um mês. A pavimentação foi sofrida. Chegou em Cáceres, cortou Rondônia chegando em Porto Velho e, finalmente, no governo Edmundo Pinto em Rio Branco do Acre, a última fronteira. Mas foi com Orleir Cameli, na metade da década de 90, que começou a ser pavimentada para Cruzeiro do Sul seguindo a abertura na selva feita pelo BEC. Depois vieram os governos petistas que enfiaram bilhões na rodovia. O único motivo dessa estrada existir é a integração do Acre. A BR-364, a estrada dos bilhões, é inviável economicamente, menos para o narcotráfico. O governo de direita do Bolsonaro abandonou, talvez o de esquerda do Lula volte a enfiar mais alguns bilhões nos próximos anos.


“Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação”. (Michel Foucault)


. Prefeito Bocalom preparando um pacote de obras para lançar nos próximos dias; segundo ele, serão cerca de 120.


. A nova ciclovia da avenida Chico Mendes e a iluminação pública de led vai dar o que falar.


. E o verão que não chega…


. A culpa pelas péssimas condições da estrada até o aeroporto internacional não é culpa do Dnit, mas da empresa que ganhou a licitação.


. Quem não pode com o pote, não segura na rodilha!


. Um simples erro em uma operação de combate a corrupção pode comprometer todo o processo.


. Os advogados estão aí para isso mesmo… e ganhar um bom dinheiro também.


. Como diz o Macunaíma:


. Dinheiro não traz felicidade, compra!


. Os pretensos candidatos a prefeito no ano que vem que cuidem de suas vidas porque o governador Gladson Cameli deverá cuidar dele.


. Teorias da conspiração dão conta de uma “suposto acordo” entre Gladson Cameli e Jorge Viana.


. No lo creo, hermanos!


. O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de herói, se transformou em Somoza (cruel ditador) que ele tanto combateu quando era jovem.


. Como diz o Macunaíma e o Nietzsche:


. “Cuidado para não se transformar no monstro que você luta contra ele”.


. Essa é a derrota:


. Combater a corrupção e se tornar um; acontece muito!


. Todo dia!


. Bom dia!