Menu

Pesquisar
Close this search box.

Troca de máquina suspende cateterismo e angioplastia na saúde pública do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem precisar de um exame cardíaco ou procedimentos como cateterismo ou angioplastia não vai ter acesso durante os próximos dias na rede pública de saúde do Acre. Ocorre que os exames e procedimentos foram suspensos desde o último sábado, 10.


A situação foi exposta pela vereadora e deputada estadual eleita Michelle Melo nas redes sociais.

Anúncios


O ac24horas procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) que confirmou a informação. De acordo com uma nota assinada pela secretária Paula Mariano, a falta de assistência é ocasionada pela troca da máquina que realiza os procedimentos. “Em razão da troca da máquina de hemodinâmica do Hospital Santa Juliana (HSJ), com quem possui convênio, a realização de exames cardíacos, cerebrais e arteriais, como cateterismo cardíaco e angioplastia, oferecidos pela rede estadual de saúde estão suspensos”. afirma.


Na mesma nota, a Sesacre afirma que como forma de assistência alternativa, serão utilizados trombolíticos, que é um medicamento especial que tem a função de “desmanchar” ou “desfazer” um trombo ou coágulo sanguíneo.


De acordo com Michelle Melo, que também é médica, a medicação não é o tratamento mais adequado. “Como médica, sei que é uma opção, mas não é o tratamento adequado e mais viável, segundo os protocolos de infarto agudo. Da mesma forma, a hemodinâmica que faz o cateterismo também é usada para tratamento de outras doenças vasculares que também estão, nesse momento, sem opção de tratamento”, explica.


A Sesacre informou que a nova máquina deve entrar em operação no próximo dia 29 de dezembro, quando devem retornar os exames e procedimentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido