Menu

Pesquisar
Close this search box.

Apresentadora Xuxa ouve angústias de indígenas e filha de Chico Mendes sobre a floresta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A apresentadora Xuxa Meneguel se reuniu nessa quarta-feira, 20, na cidade cenográfica da série Tarã, em Cruzeiro do Sul, com povos indígenas do Vale do Juruá, com a filha do ambientalista Chico Mendes, Ângela Mendes, representes de Organizações Não Governamentais (ONG’s) e parte do elenco e produção.


Xuxa falou sobre a série que vai tratar de desmatamento, preservação da natureza e veganismo. Ela será a protagonista, mãe de uma garota de 14 anos descendente de um povo nativo da Amazônia

Anúncios


Ela ouviu relatos de indígenas, entre eles Francisco Piyãko, Osmildo Juntanawa, Nazinho e Chaguinha Shawãdawa,
sobre os problemas ambientais da Amazônia, como as invasões das terras indígenas, queimadas, derrubadas e a realidade dos povos tradicionais e importância da série para dar visibilidade à essa situação.


Os Apurinã, Kariri e os Huni Kui também falaram de sua realidade. Um dos momentos mais do emocionantes do encontro foi quando a indígena Jacy Kariri entoou seu canto de boas vindas para Xuxa na língua ancestral.


Chico Mendes

Ângela Mendes, filha do ambientalista Chico Mendes, contou para Xuxa sobre a luta do pai em defesa da floresta, que resultou em seu assassinato e citou a carta deixada por ele para os jovens. Na carta, Chico cita o sonho de unificação de todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade.


“Atenção jovem do futuro – 6 de setembro do ano de 2120, aniversário ou primeiro centenário da revolução socialista mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista, e que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui ficam somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem. Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos que eu mesmo não verei. Mas tenho o prazer de ter sonhado”. (Chico Mendes)


Ex-BBB na série

A ex-BBB acreana Gleici Damasceno faz parte do elenco da série Tarã. Ela também está na cidade cenográfica em Cruzeiro do Sul onde as filmagens são feitas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido