Categories: Destaque 6 Notícias Política

Sinhasique: nome de Chico Mendes “vende” e Xapuri precisa aproveitar

Published by
Raimari Cardoso

Foto: Reprodução


“Xapuri precisa aprender a aproveitar o potencial que o nome do Chico Mendes possui. Quer as pessoas do município queiram ou não o nome de Chico Mendes vende e esse potencial precisa ser aproveitado. Não podemos esperar tudo do governo, precisamos andar com as próprias pernas”.


As afirmações acima foram feitas pela secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, durante participação no programa Manhã Educadora, veiculado pelas rádios Educadora AM e Aldeia FM de Xapuri, nesta terça-feira (1), quando ela falou sobre ações do governo na área.


De acordo com Sinhasique, o papel do governo se restringe a preparar a infraestrutura para que as pessoas possam fazer os investimentos e alcançar o resultado desejado, colaborando com o estado na geração de emprego e renda na área do turismo. Para ela, o potencial turístico do Acre é uma realidade.


No caso de Xapuri, a secretária diz que a população precisa enxergar Chico Mendes como um atrativo, aproveitando o potencial do nome do líder sindical para atrair turistas para a cidade, fomentando vários setores da economia local. Segundo ela, o turismo movimenta 57 setores da economia.


“Precisamos fomentar isso, fortalecer essa identidade cultural para que as pessoas se sintam incentivadas a visitar, pois quando as pessoas entram em uma cidade elas deixam dinheiro no local que passa a circular na economia. Precisamos entender que as histórias e os ídolos que foram criados são um chamariz para o turismo”.


De maneira oposta ao que defende a secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre, o município de Xapuri experimenta, na atualidade, uma situação de total paralisação dos espaços de memória relacionados a Chico Mendes, como a casa em que ele viveu e morreu, e à própria história da cidade.


Único bem tombado no Acre pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa de Chico Mendes está fechada à visitação pública desde 2018. No último contato feito pelo ac24horas com a família do seringueiro, a resposta foi a de que tentativas de parcerias estavam sendo feitas para a reabertura do espaço.


Também seguem fechados há alguns anos o Museu do Xapury (antigo prédio da Prefeitura) e o Museu Casa Branca, tido por muitos como a antiga Intendência Boliviana, mas que na verdade era um hotel construído em 1910 para ser frequentado pelo segmento mais abastado da população daquela época.


A Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, que o governo tenta transferir à iniciativa privada, é outro exemplo de espaço voltado para o turismo que fechou as portas em Xapuri. Sem interessados até o momento, a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo se esforça para encontrar um investidor que revitalize o local.


Inicialmente, o edital de licitação publicado no último dia 27 de abril previa o investimento mínimo de R$ 500 mil na recuperação da pousada, mas os possíveis interessados acharam o valor alto, o que fez com o processo fosse suspenso para que alguns termos fossem ajustados.


De acordo com Eliane Sinhasique, o valor de investimento mínimo será reduzido para R$ 200 mil e o tempo de concessão de uso cairá de três para dois anos, como maneira de sensibilizar potenciais investidores. O novo edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na próxima semana.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Ministro de Lula usa as redes sociais para desmentir deputado de Rondônia

Em meio à crise provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Ministro de…

08/05/2024

Anitta diz estar pronta para se aposentar; entenda

Anitta revelou que já fez o suficiente e está pronta para se aposentar, durante uma…

08/05/2024

Na FIEAC, Dnit apresenta Plano de Recuperação das BRs 364 e 317

Diretores da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e presidentes de sindicatos industriais…

08/05/2024

MPF recomenda desativação completa da barragem de mineração até o fim do ano

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a empresa Estanho de Rondônia S/A (Ersa), que…

08/05/2024

Museu dos Povos Acreanos recebe exposição Ocupação UrbanoMarginal

O Coletivo Errantes apresenta, no período de 10 de maio a 14 de julho, no…

08/05/2024

TCU culpa gestores da Sesacre por superfaturamento de contrato da Medtrauma

A conclusão de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), assinada na…

08/05/2024