Menu

Casa Civil confirma exoneração de Edivan Maciel e mudanças no setor do agronegócio indicam para o início de uma reforma política no governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ótimo desempenho da produção de soja no Acre em 2021 não foi capaz de manter Edivan no cargo. O Palácio Rio Branco não se manifestou oficialmente sobre os motivos da mudança. Comando da SEPA já foi do PSDB de Mara Rocha. Cargos do segundo e terceiro escalão foram indicados pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC). A entrada do MDB indica o início de uma reforma política.

O médico veterinário Edivan Maciel foi comunicado pela Casa Civil do governo do Estado no início da noite de ontem (17), que será exonerado do cargo de secretário de Produção e Agronegócio. A exoneração pode ser publicada no Diário Oficial até a próxima sexta-feira (19).

Anúncio

Ontem à noite, Azevedo disparou alguns telefonemas para colegas secretários anunciando a sua saída do comando de uma das principais secretárias de estado, responsável pelo desenvolvimento da política de produção, com base no agronegócio.

Se o nome do empresário e pecuarista Nenê Junqueira for confirmado para substituir Edivan Azevedo, a mudança ocorre a pedido do senador Marcio Bittar (MDB-AC) e dar indícios de uma reforma política no governo.

Quando assumiu o cargo em novembro de 2019, Edivan era indicação da deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC), que na época orbitava na base do Palácio Rio Branco.

Conselheiro técnico da ABCZ e membro da diretoria da Federação da Agricultura do Acre (Faeac), a boa relação com o setor pecuarista manteve o médico veterinário na pasta mesmo com o rompimento político entre o governador Gladson Cameli, o grupo do vice-governador Major Rocha e a deputada federal Mara Rocha.

Uma das missões dadas Maciel, a de impulsionar o setor produtivo principalmente as atividades ligadas ao plantio de soja, vinha sendo cumprida à risca. Em 2021, o estado alcançou 18,878 mil toneladas do produto, uma alta de 80,9% – ou 8,5 mil toneladas – em relação a 2020, quando o Estado colheu 10,4 mil toneladas.

Porém, o ótimo desempenho da produção de soja no Acre em 2021 não foi capaz de manter Azevedo no cargo. O Palácio Rio Branco ainda não se manifestou oficialmente sobre os motivos que levaram a queda do secretário, muito menos a confirmação de Junqueira para assumir a cadeira.

Ainda não se sabe se a negociação com Bittar é de porteira fechada, uma vez que cargos do segundo e terceiro escalão na secretária são indicações do senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.