Categories: Cotidiano Notícias

Dívidas de créditos tributários podem ser parceladas em 60 vezes

Published by
Leônidas Badaró

Por meio de publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 14, o governo do Acre está autorizando o parcelamento de créditos tributários relacionados ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).


De acordo com a lei, fica a Secretaria de Estado da Fazenda autorizada a parcelar os créditos tributários relativos ao ICMS devidos à Fazenda Pública Estadual, não inscritos em dívida ativa, constituídos formalmente ou confessados espontaneamente pelos contribuintes.


Os créditos tributários poderão ser parcelados em até 60 (sessenta) prestações mensais, sucessivas e vencíveis até o penúltimo dia de cada mês a requerimento do interessado, observadas as condições estabelecidas nesta lei. A lei diz ainda que o crédito tributário será consolidado para pagamento, compreendendo todos os seus acréscimos legais, englobando o principal, os juros e a multa devidos até a data do requerimento. O crédito tributário parcelado será acrescido de juros de 1% (um por cento) ao mês ou fração sobre o saldo devedor.


Para conceder o parcelamento do crédito tributário, a SEFAZ poderá exigir do devedor garantia real ou fiador idôneo, que assegure o respectivo pagamento.


O requerimento de parcelamento será apresentado, perante a Secretaria de Estado da Fazenda, devendo ser previamente formalizado e instruído com a assinatura do devedor ou seu representante legal, documento de constituição da pessoa jurídica ou equiparada, com as respectivas alterações que permitam identificar os responsáveis por sua gestão, documento de identificação da pessoa física, ou, no caso de espólio, do inventariante, do titular de empresa individual, ou, em se tratando de sociedade empresária, do representante legal indicado no ato constitutivo; ou ainda do procurador legalmente habilitado, se for o caso e comprovante de pagamento da taxa de expediente.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Seu Jorge se emociona e chora em live de apoio ao Rio Grande do Sul

Diversos famosos têm criado campanhas para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do…

08/05/2024

Campeã do BBB 20, Thelma Assis relata caos no RS: “Estou em choque”

Na manhã desta quarta-feira (8), a campeã do Big Brother Brasil 20, Thelma Assis, falou…

08/05/2024

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que…

08/05/2024

Ex-BBB Nego Di doa R$ 1 milhão para enchentes no RS

Depois de cobrar posicionamentos de alguns artistas na missão de ajudar as vítimas das enchentes…

08/05/2024

Socorro Neri acompanha exposição sobre novas tecnologias da educação na Câmara

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC), também vice-presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e…

08/05/2024

Câmara de Rio Branco nomeia comissão para realização de concurso público

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8) divulgou a portaria n° 204/2024 em que…

08/05/2024