Menu

Em 2019, empresários e moradores perderam tudo o que tinham em incêndios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos últimos meses, quase que diariamente é noticiado um caso de incêndio no Acre, seja no interior ou na capital.


Na maioria das vezes são incêndios em casas e prédios comerciais. Os fatores são os mais variados possíveis, desde incêndios criminosos, até esquecimento com algo ligado no fogão.

Publicidade

Mas é possível evitar um incêndio? O Corpo de Bombeiros do Acre diz que sim. Até porque a maior causa de acidentes é perfeitamente evitável.


Dos 289 incêndios em casas, prédios residenciais e prédios comerciais registrados apenas na capital acreana no ano passado, a principal causa é a fiação elétrica.


“As nossas estatísticas apontam que a principal causa é a fiação. Orientamos que seja feita revisão da fiação de um prédio ou uma casa e que de preferência ela seja trocada completamente a cada 5 anos”, afirma Cláudio Falcão, major do Corpo de Bombeiros.


Falcão explica que a sobrecarga é uma das principais causas de incêndio. “Muita gente ao construir sua casa tem pouquíssimos aparelhos eletrônicos. Muitas vezes tem um ventilador, uma geladeira e uma televisão. O tempo passa, essa família começa a adquirir outros bens e quando se percebe já tem casa dois ar condicionado, televisão em cada quarta, freezer, chuveiro elétrico, tudo isso na mesma fiação. Como não fez o que chamamos de redimensionamento, os incêndios acabam acontecendo” diz.


O Bombeiro dá mais uma dica para evitar acidentes. Quase todo mundo tem o hábito de ligar vários aparelhos em uma única tomada. Essa prática é altamente perigosa, alerta Falcão. “Essa gambiarra de ligar vários aparelhos em uma única tomada é altamente perigosa. “Isso gera uma sobrecarga e acaba ocorrendo um incêndio”.


Outra preocupação determinante para evitar acidentes é a escolha do material que vai usar na fiação. “Tem gente que instala um microondas por exemplo com um fio de 2 milímetros, que é mais barato. Ocorre que esse fio é indicado apenas para lâmpada. Ele não suporta a pressão, acaba derretendo e também provoca um incêndio”, diz Major Falcão.


Por último, o experiente bombeiro diz que há outros fatores, além da parte elétrica. “A última dica na parte elétrica é instalar uma caixa de distribuição dentro de casa. Com disjuntores com amperagem menor, qualquer curto circuito vai desligar a rede. Agora, evidentemente, que nos deparamos com outras situações que é provocada pela falta de atenção. As principais são esquecer panela ao fogo e vazamento de gás”.


Outra dica essencial para garantir sua segurança é sempre contratar profissionais capacitados e com experiência na área de eletricidade.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido