Em 2019, empresários e moradores perderam tudo o que tinham em incêndios

Nos últimos meses, quase que diariamente é noticiado um caso de incêndio no Acre, seja no interior ou na capital.
Na maioria das vezes são incêndios em casas e prédios comerciais. Os fatores são os mais variados possíveis, desde incêndios criminosos, até esquecimento com algo ligado no fogão.
Mas é possível evitar um incêndio? O Corpo de Bombeiros do Acre diz que sim. Até porque a maior causa de acidentes é perfeitamente evitável.
Dos 289 incêndios em casas, prédios residenciais e prédios comerciais registrados apenas na capital acreana no ano passado, a principal causa é a fiação elétrica.
“As nossas estatísticas apontam que a principal causa é a fiação. Orientamos que seja feita revisão da fiação de um prédio ou uma casa e que de preferência ela seja trocada completamente a cada 5 anos”, afirma Cláudio Falcão, major do Corpo de Bombeiros.
Falcão explica que a sobrecarga é uma das principais causas de incêndio. “Muita gente ao construir sua casa tem pouquíssimos aparelhos eletrônicos. Muitas vezes tem um ventilador, uma geladeira e uma televisão. O tempo passa, essa família começa a adquirir outros bens e quando se percebe já tem casa dois ar condicionado, televisão em cada quarta, freezer, chuveiro elétrico, tudo isso na mesma fiação. Como não fez o que chamamos de redimensionamento, os incêndios acabam acontecendo” diz.
O Bombeiro dá mais uma dica para evitar acidentes. Quase todo mundo tem o hábito de ligar vários aparelhos em uma única tomada. Essa prática é altamente perigosa, alerta Falcão. “Essa gambiarra de ligar vários aparelhos em uma única tomada é altamente perigosa. “Isso gera uma sobrecarga e acaba ocorrendo um incêndio”.
Outra preocupação determinante para evitar acidentes é a escolha do material que vai usar na fiação. “Tem gente que instala um microondas por exemplo com um fio de 2 milímetros, que é mais barato. Ocorre que esse fio é indicado apenas para lâmpada. Ele não suporta a pressão, acaba derretendo e também provoca um incêndio”, diz Major Falcão.
Por último, o experiente bombeiro diz que há outros fatores, além da parte elétrica. “A última dica na parte elétrica é instalar uma caixa de distribuição dentro de casa. Com disjuntores com amperagem menor, qualquer curto circuito vai desligar a rede. Agora, evidentemente, que nos deparamos com outras situações que é provocada pela falta de atenção. As principais são esquecer panela ao fogo e vazamento de gás”.
Outra dica essencial para garantir sua segurança é sempre contratar profissionais capacitados e com experiência na área de eletricidade.
Destaque 4
MP recomenda a Bocalom e Cameli que dinheiro da União seja usado para socorro às famílias

A promotora de justiça Myrna Mendoza, do Ministério Público do Acre (MPAC), expediu recomendação ao governador Gladson Cameli e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ambos do Progressistas, nesta quinta-feira, 02, quanto à aplicação de recursos do Governo Federal para atender os atingidos pelas cheias dos rios e igarapés.
De acordo com a promotora, o recurso deve ser aplicado estritamente para esta finalidade, qual seja, o socorro às famílias e a recuperação das cidades.
“Utilizar os recursos financeiros repassados e/ ou a serem repassados, em dispêndios, exclusivos, e restritos, às ações inerentes à obras, e/ou empreendimentos, auxílio à população, no desiderato de efetuar resposta, e recuperação, das áreas atingidas pelas enchentes; publicar, nos portais de transparência do estado, todo, e qualquer, dispêndio efetuado com os recursos financeiros repassados pela união; e prestar contas, aos órgãos de controle competentes, de todo, e qualquer, desembolso dos recursos financeiros recebidos para resposta e recuperação das áreas atingidas pelas enchentes”, escreveu.
A promotora alertou que caso Cameli e Bocalom não adote a recomendação, poderá responder às medidas judiciais à defesa dos Princípios e Normas Constitucionais, e legislação infraconstitucional, principalmente referente à propositura de ações civis públicas e à apuração de responsabilidade nas esferas cível, administrativa e penal.
Por fim, a promotora pede que seja encaminhada a ela a documentação comprobatória, de publicações nos Portais de Transparência, e todo e qualquer documento, referente à prestação de contas, dos dispêndios efetuados, com os recursos financeiros repassados pela União, às ações de resposta, e recuperação, das áreas atingidas pelas enchentes.
Destaque 4
Infectologista afasta possibilidade de vacina ter causado mortes em idosos do Lar Vicentino

O médico infectologista Jenilson Leite, em entrevista ao Sistema Público de Comunicação nesta terça-feira (2), afastou a possibilidade de a vacina contra a Covid-19, aplicada nos idosos do Lar Vicentino, ter provocado a doença dos idosos. Dois dos idosos foram a óbito. A Vigilância Sanitária Estadual confirmou a infecção de 23 dos 55 internados na instituição.
“Não podemos iniciar a análise achando que a vacina causou a doença das pessoas, mas, os aspectos que estão dentro dos estudos. O mundo mostrou que a proteção não é 100% mesmo após a segunda dose, esse é um ponto de partida”, disse o especialista que também é deputado estadual pelo PSB.
Para Jenilson, somente após um relatório da Vigilância Sanitária é que pode se fazer uma análise mais profunda. Ele aguarda a nota técnica explicando, inclusive, qual vacina foi aplicada nos idosos do Lar Vicentinos.
O infectologista esclareceu que a população idosa imunologicamente é mais frágil, tem um sistema com resposta mais lenta do que uma pessoa jovem, o que dificulta a chamada defesa competente contra o vírus. “O idoso que tem suas comorbidades, as doenças associadas, pode ter tomado as duas doses e ainda assim, o seu sistema imunológico não ter conseguido a tempo desenvolver anticorpos igual a uma pessoa com melhor condição”, esclareceu.
Diante desse estudo é que a organização mundial de saúde priorizou os idosos como primeiro grupo a ser vacinado. “Os idosos precisam de mais tempo para se imunizar”, acrescentou.
Leite chama atenção para outros aspectos que devem estar associados na prevenção e no combate à pandemia. Para ele, o uso da máscara é fundamental durante o desenvolvimento dos anticorpos.
“Esse idoso pode ter tomado a primeira dose e no intervalo entre a segunda, ter contraído o vírus. Isso pode explicar, entre outras variáveis, a contaminação que ocorreu nos idosos do Lar dos Vicentinos”, disse.
Segundo informações, os dois idosos que foram à óbito só tinham tomado a primeira dose da vacina. Jenilson não descarta que outras variantes com DNA acreano podem estar circulando no Acre.
“No momento que nós estamos não podemos descartar a possibilidade de o vírus também ter sofrido mutações no Acre e nós temos uma variante nova e acreana. O vírus se replica em alta escala, encontra dificuldades até o momento de mutar-se e continuar o ciclo de desenvolvimento”, analisou.
Ele cita a aceleração dos novos casos de covid-19 em todo o estado e diz que a cepa do amazonas, por exemplo, “infecta as pessoas mais rápido e uma facilidade maior de causar inflamação”, chamou atenção.

A deputada federal Vanda Milani (SD-AC) destinou R$ 1 milhão de sua emenda de bancada para o governo do Acre comprar vacina contra a covid-19. O projeto de lei 534/2021 que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 foi aprovado no Senado e fará parte da pauta na Câmara dos Deputados essa semana.
“Esse é um dos debates mais importantes porque o Brasil vive um dos momentos mais críticos da pandemia. O Acre tem situação semelhante, mais de mil pessoas perderam suas vidas, hospitais estão lotados e sem vagas nas UTIs e leitos. O combate mais eficaz é a vacina”, comentou a deputada.
Vanda ressaltou a presença de secretários nacionais do Ministério da Saúde no estado do Acre ajudando a definir com equipes da Secretaria de Saúde do Estado, novas estratégias no combate à pandemia para evitar o colapso no sistema público.
“O presidente Jair Bolsonaro através do ministério da saúde tem dado uma atenção especial ao Acre, isso precisa ser publicamente reconhecido, assim como o esforço do governador Gladson Cameli no enfrentamento da Covid-19. O Acre terá leitos ampliados nas próximas horas e a garantia de mais médicos nas regiões de difícil acesso”, disse Vanda Milani.
Ao manifestar voto favorável ao projeto de lei que permite a aquisição de vacinas por estados e municípios, a parlamentar destacou ainda, que o setor privado também estará autorizado a comprar vacinas, obrigado a doar todas as doses para SUS enquanto estiver em curso a vacinação dos grupos prioritários.
“Após essa etapa as empresas poderão ficar com metade das vacinas que comprarem e elas deverão ser aplicadas gratuitamente. A outra metade vai para a campanha nacional de imunização. Somente com a união de todos é que vamos tirar o país dessa crise sanitária”, frisou.
Vanda Milani define durante toda essa semana outros investimentos na área de saúde pública ampliando suas ações para os 22 municípios do Acre.
“O frio é grande, o cobertor é pequeno, mas, a nossa vontade de ajudar e o nosso esforço em conseguir recursos é enorme. Vamos continuar batendo de porta em porta nos ministérios para ajudar quem mais precisa”, conclui.

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Nível 2 (CAPS) Samaúma, que funciona no bairro Tropical em Rio Branco, denunciou ao ac24horas o suposto abandono por parte da secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais que temem represália e pedem sigilo revelam que a unidade está sem gestor assistencial e administrativo.
O único médico psiquiatra que atende no local entra de férias nesta segunda-feira, 1° de março. O outro médico, que é idoso, está afastado do trabalho por causa da pandemia de coronavírus e também não pode atender via online porque no Caps não há internet.
Sem médico que prescreva as receitas, não há como, por exemplo, os pacientes terem acesso à medicação controlada, por falta de receitas. “A equipe está super reduzida e os atendimentos em ascensão como reflexo da Covid-19. Além da falta de médico, só temos um psicólogo no período da tarde”, conta uma das servidoras do Caps, que reclama ainda que, partir desta segunda feira, 1°, não haverá água para beber por falta de licitação.
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
No Caps Samaúma, a média atual de 50 atendimento por dia. Além da consulta psiquiátrica e atendimento psicológico, o Centro conta com intervenção em crise, acolhimentos, 1ª escuta medicamentos e terapias como o reiki, auriculoterapia, barras de access. Os grupos estão suspensos por causa da pandemia.
O local não atende usuários de álcool e outras drogas, como o do Manoel Julião, que é da Sesacre. O Samaúma é de responsabilidade da prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde.
O secretário Frank Lima reconhece as dificuldades com relação ao Centro de Atenção Psicossocial, mas nega algumas afirmações dos servidores e cita que o Centro é prioridade e que o gestor administrativo será nomeado esta semana.
“Inclusive já estamos em processo avançado para promove-lo a CAPS III junto ao Ministério da Saúde. Realmente o contrato da Psicóloga do CAPS Samaúma é de 30h e nossa e intenção é contratar mais uma. Quanto ao médico, acabei de passar a informação pra diretoria de assistência. Mas essa informação que vai faltar água não é verdade, pois nosso contrato com a empresa que fornece água está em dias”, explica.
-
Extra Total 2
Mais de 20 idosos do Lar Vicentinos vacinados com a 2ª dose estão com Covid-19 e 2 morreram pela doença
-
Extra Total 2
Com inauguração prevista para 18 de março, ponte do Rio Madeira está em fase de conclusão
-
PROMOÇÃO
Companhia lança passagens aéreas de ida e volta por R$ 606 de Rio Branco para São Paulo
-
Cotidiano
Mesmo estendendo tapete preto, Gladson abre comércio e determina lockdown aos finais de semana
-
Na rede
Jovem é morta com 11 facadas em Cruzeiro do Sul
-
Cotidiano
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso em operação no Acre
-
NA JUSTIÇA
Perícia vai reconstituir acidente que matou a jovem Maicline Costa
-
PROMESSA CUMPRIDA
Gladson assina decreto convocando 325 concursados da Polícia Militar