Milhares de cristãos saíram às ruas da região central de Rio Branco em caminhada na noite desta quinta-feira, 31, em homenagem ao Corpus Christi.
A procissão, conduzida pelo bispo Dom Joaquim, líder da igreja católica, saiu da Catedral Nossa Senhora de Nazaré percorreu parte das ruas Floriano Peixoto e Rui Barbosa e avenidas Getúlio Vargas e Brasil.
O padre Leôncio Asfury lembrou que o Corpus Christi é o único momento no ano em que o Jesus eucarístico sai às ruas para abençoar as famílias.
“O Corpus Christi é uma repetição da Quinta-feira Santa. A Quinta-feira Santa por não ser percebida por causa da Sexta-feira da Paixão, do Sábado de Aleluia e do Domingo da Ressurreição, a igreja, em 1364, instituiu essa nova celebração. É como se fosse uma nova Quinta-feira Santa, onde, neste caso com uma grande diferença, é a única vez no ano em que o Jesus eucarístico, ou seja, a hóstia consagrada, sai às ruas da cidade abençoado as famílias”, explicou o padre Leôncio Asfury.
Tapetes de Corpus Christi são atração na Catedral
O tradicional tapete gigante na entrada do estacionamento da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Rio Branco, durante o Corpus Christi continua com uma das principais tradições da igreja católica.
O tapete, confeccionado por dezenas de pessoas, traz consigo desenhos de símbolos cristãos com figuras que representam o Espírito Santo, a Santa Ceia, a crucificação e a ressurreição.
Nesta quinta-feira, 31, os fieis se reuniram no estacionamento da catedral no início da programação de Corpus Christi, que teve encerramento com uma procissão à noite pelas ruas de Rio Branco.