Categories: Acre Destaque 7 Editorial Notícias Política

O político engoliu o pastor?

Published by
Da Redação

A ser verdadeira a máxima de Stendhal, segundo a qual “Todas as religiões são fundadas sobre o temor de muitos e a esperteza de poucos”, o pastor Jamyl Asfury tem motivos de sobra para se orgulhar do sua posição na hierarquia evangélica. E a prevalecer sobre Stendhal, o axioma de Montesquieu, que diz “Para [se] obter êxito no mundo temos de parecer loucos, mas sermos espertos”, o político Jamyl leva vantagem sobre o pastor.


Político de um único mandato, o deputado Jamyl Asfury (PDT), que atualmente ocupa uma cadeira na Aleac por arranjo do padrinho Sebastião Viana, tem dito por onde passa que quer o esclarecimento de todos os detalhes sobre a questão que o rifou do cargo de diretor da Secretaria de Habitação do governo do Acre. Entre o discurso e a prática, porém, estende-se o abismo.


Na terça-feira, 21, Jamyl Asfury ajudou a enterrar a CPI da Sehab, proposta pelo deputado Gerlen Diniz (PP), que queria escarafunchar as traficâncias em que se meteram dois de seus antigos colaboradores. Estes, observe o leitor, remanescem do período em que Jamyl foi deputado estadual eleito pelo Democratas.


A boa vontade do cidadão – que se inclina a crer mais na conduta pastoral de Jamyl do que em suas habilidades como político – pode considerar que ele nada tem a ver com as fraudulências de dois de seus antigos homens de confiança. Já o observador atento não deixa passar que o discurso que pede investigação minuciosa é logo contraditado pela prática inversa.


Jamyl Asfury, que nestas eleições se prepara para lançar a mulher como candidata a vereadora da capital, deve explicações à sociedade quando resolve demarcar a retórica com as balizas das ações contrárias ao que diz.


Ou seria admissível que o pastor de tantas ovelhas pudesse pregar o Evangelho, ao mesmo tempo em que, no dia a dia, desrespeita os ensinamentos de Cristo?


E antes que algum defensor do deputado venha dizer que estamos a misturar coisas diferentes, que trate de lembrar que foi o próprio quem cingiu sua atuação na Igreja Batista do Bosque aos negócios que o enredam em uma trama pra lá de suspeita.


O jornalismo não cria fatos, ainda que a partir deles tenha a legítima prerrogativa de fazer ilações. A impertinência não está em cobrar dos homens públicos postura ilibada e alguma coerência, mas em cometê-las a despeito da vigilância do primeiro.


Para dizermos o mínimo, Jamyl Asfury tem a obrigação de penitenciar-se admitindo que suas palavras se tornaram vazias na medida em que se mostra disposto a impedir que uma CPI investigue fatos gravíssimos que lhe pesam sobre os ombros.


E precisa escolher de que lado quer ficar em sua biografia.


 


 


 


Share
Published by
Da Redação

Recent Posts

Afundados em más gestões, prefeitos buscam apoio de Gladson Cameli!

Os prefeitos que foram eleitos com promessas de gestões eficientes, gerando emprego e renda, aprimorando…

27/04/2024

Criança de 5 anos é atacada por Rottweiler e vai parar no PS em estado grave

Uma criança de 5 anos, foi atacada por um cachorro da raça Rottweiler e ficou…

27/04/2024

Desmascarou? Ex de Davi, Mani Reggo reaparece em vídeo e quebra silêncio: ‘A verdade…’

Mani Reggo, ex-namorada de Davi, abriu o coração nas redes sociais nesta sexta-feira, 26/04. Após as últimas…

27/04/2024

Policial penal diz ter recebido telefonema “ameaçador” de Calixto, secretário de governo

Os debates da audiência pública sobre valorização dos servidores da Segurança Pública do Acre realizada…

27/04/2024

Hoje Cosmetics lança loja virtual com mais de 22 mil produtos

Na noite desta sexta-feira, 26, a Hoje Cosmetics lançou sua plataforma de compras online. Com…

27/04/2024

Apito final não foi dado, e candidatura de Alysson parou

TODAS as notícias sobre alianças partidárias envolvendo PP-União Brasil e seus desfechos, não passaram até…

27/04/2024