Categories: Destaque 5

Indenização a donos de terras declaradas indígenas é aprovada

Published by
Admin Ac24horas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no Senado, aprovou a indenização para donos de terras que passaram a ser consideradas reservas indígenas. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/2011 segue agora para votação no Plenário.


A PEC 71/2011 autoriza a indenização pela União para proprietários que possuíam título de domínio de terras declaradas como indígenas expedidos até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.


A CCJ do Senado aprovou a PEC 71/2011 nesta terça-feira, 02 de setembro, e faz parte da Agenda Brasil.


A PEC 71/2011 é de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A proposta estabelece ainda o pagamento pelas benfeitorias construídas na propriedade.


Para o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT–MS), conforme a Agência Senado, a medida pode ser a solução para os constantes conflitos entre povos indígenas e produtores rurais, como o verificado no município de Antônio João, no Mato Grosso do Sul, onde há cerca de 10 dias índios “invadiram” aproximadamente 95 propriedades rurais.Relator da matéria, o senador Blairo Maggi (PR-MT) acatou parcialmente as quatro emendas apresentadas. Uma delas determina que a indenização seja paga pela União em dinheiro.

A PEC 71/2011 já havia sido aprovada pela CCJ no mês de março deste ano, contudo quatro emendas foram recebidas e retornou para análise. Durante a audiência realizada nesta quarta-feira, Blairo Maggi apresentou novo texto com a inclusão de trechos das emendas.


Na nova redação destaca-se que “A União responderá, nos termos da lei civil, pelos danos causados aos detentores de boa-fé de títulos de domínio regularmente expedidos pelo Poder Público relativos a áreas declaradas, a qualquer tempo, como tradicionalmente ocupadas pelos índios e homologadas a partir de 5 de outubro de 2013”.


Segundo Maggi, “Entendemos que, em 5 de outubro de 2013, passados 25 anos da promulgação da Constituição Federal, deu-se tempo mais que suficiente para a conclusão dessas demarcações, motivo pelo qual, após esse prazo, as terras com homologações pendentes devem ser indenizadas, qualquer que seja a época da expedição de seus títulos de domínio, desde de que tais títulos tenham sido regularmente expedidos pelo Poder Público”.


Share
Published by
Admin Ac24horas

Recent Posts

Sistema de emissão de nota do RS usado no Acre não será afetado na cheia

A crise enfrentada pela população do Rio Grande do Sul, onde os temporais já deixaram…

05/05/2024

Vítima de sequestro no Acre disse ser primo de chefe de facção para escapar da morte

O homem de nome Júlio, levado na última sexta-feira, 3, como refém em uma ação…

05/05/2024

O prato frio e a breve história do Galo e da Pérola

O Progressistas não sabe o que fazer com a decisão que resultou na expulsão de…

05/05/2024

Homem é preso por maus-tratos contra a mãe no Pará

Um homem foi preso suspeito de maus-tratos contra a própria mãe, no município de Inhangapi,…

05/05/2024

Montadora chinesa de carros elétricos avalia abrir fábrica no Amapá

A GAC Motor, montadora chinesa e uma das maiores fabricantes globais de automóveis e peças,…

05/05/2024

Fazenda aprova empréstimos bilionários ao Governo do Amazonas

O Ministério da Fazenda aprovou mais dois pedidos de empréstimos do Governo do Amazonas com…

05/05/2024