Menu

Número de bebês com sífilis no país ultrapassa 11 mil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O número de casos de sífilis em recém-nascidos aumentou consideravelmente em 2012. A taxa de incidência da doença congênita foi de 3,9 casos por 1.000 nascidos vivos, quando na verdade deveria ser sete vezes menor. O tema é apresentado na publicação Saúde Brasil, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS).


Somente em 2012 foram registrados 11.316 casos de sífilis congênita no país, situação em que a gestante transmite a doença para o seu bebê. Uma das principais causas para o elevado número são as falhas no pré-natal. Ao não fazer o acompanhamento correto, a mãe pode transmitir a bactéria à criança durante a gestação ou no momento do parto. No mesmo ano, o governo identificou 16.930 casos da doença em grávidas.


Os dados de 2013 e 2014 ainda foram fechados, porém podem apresentar uma melhora na ampliação das testagens e do Programa Rede Cegonha. Em 2013, quase três milhões de testes rápidos foram distribuídos pelo governo federal. O Ministério da Saúde diz que é preciso esforço para acelerar a incorporação destes equipamentos as unidades de saúde.

Anúncio


A meta, para o Brasil e outros países das Américas, é reduzir o índice de 3,9 casos por 1.000 nascidos vivos para até 0,5. A partir dessa faixa a doença não é mais considerada problema de saúde pública.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido