O Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) entrará com uma ação na Justiça para que a Prefeitura de Rio Branco pague a diferença das férias dos professores regentes e coordenadores pedagógicos.
Segundo os diretores do Sinplac, Edileudo Rocha, desde 2010 o poder público vem pagando um terço de férias correspondente a 30 dias, mas os trabalhadores têm direito a um cálculo proporcional de 45 dias.
Para fazer adesão ao pedido judicial, o professor efetivo regente e os coordenadores pedagógicos da rede municipal de Rio Branco precisarão apenas encaminhar para o sindicato a ficha financeira dos últimos quatro anos, além de cópias do RG e do CPF.
Edileudo Rocha afirmou que antes de cobrar judicialmente os direitos da categoria a diretoria tentou negociar por diversas vezes o cumprimento desse direito, mas os gestores rejeitaram o pagamento.
“Tentamos resolver o problema por meio de negociação, mas, como não houve acordo com a equipe de negociação do município, resolvemos acionar a prefeitura na Justiça. Isso ocorreu já com o governo do Estado, ou seja, quase todos os professores efetivos regentes do Estado já receberam e continuaremos defendendo a categoria” finalizou o sindicalista.