Menu

Gladson Cameli é indicado relator das ZPE’s na Câmara Federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Através da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia ( CINDRA ), o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) foi designado o relator do Projeto de Lei 5957-2013, que propõe a regulamentação da legislação referente a criação e instalação das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE’s) em todo país.

A proposta é considerada uma das mais importantes em discussão na área econômica do Congresso Nacional. No Senado a matéria já foi aprovada e visa reduzir de 80% para 60% a exigência de exportações na receita bruta das empresas para se enquadrarem nessas zonas e receberem isenções fiscais.

Anúncio

Vinte e quatro ZPE’s somam o total de autorizações para funcionamento em vários estados brasileiros, mas nenhuma delas chegou a executar seus projetos, embora as Zonas de Processamento movimentem cerca de US$ 1 trilhão no mundo.

O Acre chegou a ser uma das ZPE’s mais próximas de entrarem em operação no Brasil, tendo obtido certificação da Receita Federal juntamente com o município de Pecém, no Ceará. O ato declaratório de alfandegamento foi publicado em abril de 2012 no Diário Ofial da União, permitindo a instalação de indústrias, no município de Senador Guiomard. Cerca de 30 empresas chegaram a apresentar carta de intenção para se instalar na ZPE.

O deputado Gladson Cameli agradeceu a escolha de seu nome para a relatoria do PL e disse que ficou feliz pela oportunidade de contribuir para regulamentação de uma legislação essencial para impulsionar a economia dos estados brasileiros, haja vista que as ZPE’s representam um grande salto para a geração de emprego e renda para várias famílias.

“As Zonas de Processamento e Exportação têm sido um dos principais instrumentos utilizados no mundo para promover a economia de vários países, gerando emprego, corrigindo desequilíbrios regionais e atraindo investimentos estrangeiros para as exportações, já que operam com a suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados.”

Sobre a ZPE
A ZPE do Acre está instalada numa área de 130 hectares, localizada em Senador Guiomard. O decreto de criação foi assinado no dia 1º de julho de 2010, pelo presidente Lula.

Foi realizada a desapropriação da área, obras civis, mobiliário, equipamentos de informática e de segurança e o software de gestão, que também deve ser homologado pela Receita Federal.

 

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.