Menu

Pesquisar
Close this search box.

PSB foi o partido que mais cresceu nas últimas eleições; no Acre a sigla era a terceira maior força da FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

* Luciano Tavares


O governador Sebastião Viana tem razão em protestar contra o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que articulou, junto ao presidente nacional do PSB, o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, a saída do partido da FPA rumo à oposição. Afinal, o Partido Socialista Brasileiro obteve nas ultimas eleições, somente em Rio Branco quase 22 mil votos, elegeu três vereadores na capital, tem cinco mil filiados. Por isso, é considerada a terceira maior força política da FPA.


Tamanho cabedal político tem rendido ao partido cargos considerados importantes nos governos da FPA, embora alguns filiados socialistas se sintam injustiçados pela atenção prioritária dada pelo governo ao PCdoB.

Anúncio


No primeiro escalão do governo do Estado, administrado pelo Partido dos Trabalhadores, o PSB ocupa os seguintes cargos:
– Chefia da Secretaria de Turismo, com Ilmara Cordeiro;
– Direção administrativa e financeira do Detran, ocupada pelo presidente do partido no Acre, Gabriel Maia, que também é 2º suplente do senador Jorge Viana;
– Assessoria da Juventude, com Tiago Higino, além de cargos comissionados na Secretaria de Articulação Institucional, sendo o filósofo Carlos Alberto, o principal representante do partido nas conversações políticas.


O partido também tem o vice-governador do Estado, o nada socialista César Messias, que tem coração progressista, mas só se filiou ao PSB porque o seu ex-partido, o PP saiu da FPA. Pelo poder do cargo, Messias conseguiu levar com ele para a agremiação socialista uma legião de filiados.


Na estrutura da prefeitura de Rio Branco, o prefeito  Marcus Viana (PT-AC) também foi generoso com o PSB. Emurb (Jackson Marinheiro) e Secretaria de Direitos Humanos (Evandro Rosas, presidente municipal do PSB) são os cargos do primeiro escalão do partido, além de outros ocupados no segundo escalão e em cargos comissionados.


Também é parte da cota socialista a chefia do Legislativo Municipal de Rio Branco. O atual presidente da Casa é o vereador Professor Roger, membro de uma bancada que tem ainda os vereadores Marcelo Jucá e Antônio Morais.


O partido tem ainda o prefeito Roney Firmino, de Plácido de Castro, e o deputado Manoel Morais, na sua lista de filiados.


Mas todo esse privilegio pode se reduzir a quase nada, caso os ocupantes dos cargos por indicação política ousem ficar do lado de Petecão. Sebastião Viana e o PT não perdoariam tal posicionamento. E restariam para o PSB apenas cargos eletivos.


As principais lideranças do partido, entre elas, o vice-governador Cesar Messias, a secretária Ilmara Cordeiro e o presidente da sigla, Gabriel Maia, estão em Brasília.


Gabriel, segundo se comenta, teria preparado um “dossiê Petecão” para entregar à representação do partido na capital federal com o objetivo de evitar a aliança com o senador.


Na tarde desta terça-feira, eles se reuniram com o senador Jorge Viana. Em seu Fan Page, Viana publicou uma foto com os socialistas, durante encontro.


As lideranças devem se pronunciar durante coletiva no Acre sobre as notícias da saída do partido da FPA.


PSB foi o partido que mais cresceu nas eleições passadas


O PSB foi o partido que mais cresceu nas últimas eleições municipais, daí o interesse de Eduardo Campos em ser candidato a presidente da República.

Anúncio


O partido elegeu mais de 100 prefeitos além do que tinha eleito em 2008.


Seus novos prefeitos vão comandar o dobro de eleitores que foram eleitos para comandar há quatro anos. É o maior crescimento absoluto e proporcional entre todos os partidos.


Além do PSB, só um grande partido elevou seu número de prefeitos eleitos em relação ao que conquistou em 2008: o PT elegeu 39 a mais.


*Luciano Tavares é jornalista e escreve diariamente em ac24horas


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido