Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quatro cursos de nível superior deverão ser implantados em Sena Madureira pela UFAC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A implantação de cursos de nível superior em Sena Madureira, através da Universidade Federal do Acre (UFAC), motivou a realização de mais uma reunião em Rio Branco para discutir o assunto. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º), na UFAC, sendo acompanhado pelo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), secretários municipais, deputado federal Henrique Afonso (PV), diretor de interiorização da UFAC, professor José Alves e da pró-reitora de graduação da UFAC, Socorro Neri.


Ao longo da reunião foi divulgada a possibilidade real da instalação de quatro cursos regulares em Sena Madureira, a partir deste ano: Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Saúde Coletiva e Comunicação Social.


Cada curso oferecerá 50 vagas e o ingresso será feito através de vestibular a ser aplicado no próprio município. No próximo dia 11, uma equipe da UFAC estará em Sena Madureira para participar de um seminário, ocasião em que deverá ser dada uma confirmação maior, uma vez que tais propostas de cursos precisam passar pelo conselho universitário.

Anúncios


Mesmo assim, a informação foi recebida com grande alegria por parte da administração municipal.


No encontro, o prefeito Mano Rufino (PR), que retornou nesta sexta-feira de Brasília, lembrou que muitos jovens concluem anualmente o ensino médio em Sena Madureira, mas não tem como cursar uma faculdade em Rio Branco, por isso, desde que assumiu a administração tem buscado juntamente com sua equipe as devidas parcerias para transformar esse sonho em realidade. “O sentimento é de muita satisfação. Queremos agradecer o apoio do deputado Henrique Afonso e também à equipe da UFAC que está dando esse sinal positivo para Sena Madureira. Nossos jovens precisam de oportunidades e é isso que estamos defendendo”, frisou.


O vice-prefeito de Sena Madureira, professor Hermano Filho (PCdoB) ratificou as palavras de Mano Rufino, salientando que se trata de uma luta antiga, que caminha para um desfecho satisfatório. “O fato do aluno poder cursar uma faculdade no próprio município, perto de sua família é um grande avanço. Estamos felizes porque isso demonstra que nossas lutas estão tendo respostas e com isso, quem ganha é a comunidade”, destacou.


Deputado Henrique Afonso garante emenda para manutenção dos cursos


Na reunião, o deputado federal Henrique Afonso (PV) colocou-se à disposição do município de Sena Madureira e anunciou a disponibilidade de uma emenda no valor de um milhão, quinhentos e cinquenta mil reais para a manutenção dos cursos na cidade. “Venho acompanhado essa luta de Sena Madureira há muito tempo e estou feliz em poder contribuir positivamente para a cidade”, detalhou.


A projeção da Universidade Federal é de que os cursos comecem a funcionar no vale do Iaco a partir do primeiro semestre de 2013.


Também estiveram presentes no encontro os secretários municipais: Wanda Mota (Educação), Dinho Nascimento (Saúde), professor Beto (Gerente de esportes) e a coordenadora do núcleo da UFAC em Sena, Rosa Maria.


Edinaldo Gomes, DE SENA MADUREIRA-AC


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido