Categories: Acre

Famílias recebem títulos definitivos de posse de imóveis em Xapuri

Published by
Roberto Vaz

A Prefeitura de Xapuri, Governo do Estado, Ministério Público do Acre (MP/AC) e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, em parceria com o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social (Sehab) realizaram, na tarde de ontem (28), a entrega simbólica de alguns títulos definitivos de posse de imóveis urbanos em Xapuri. O evento, que integra o Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Central Urbano, aconteceu no salão paroquial da Igreja de São Sebastião naquele município.


As terras regularizadas correspondem a 70 (setenta) por cento da área total da cidade. Segundo o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, restam apenas trinta por cento de terras a serem regularizadas. “No próximo dia 9 de julho, moradores de dez bairros devem começar a solicitar do setor de cadastro da prefeitura a devida documentação de propriedade regulamentada”, afirma.
No total, mais de 1101 imóveis serão regularizados. O procedimento envolve cerca de cinco mil famílias. “A partir do recebimento dos títulos, as famílias poderão acessar linhas de crédito em instituições financeiras”, explica o secretário de Habitação e Interesse Social, Aurélio Cruz.


Na ocasião, a promotora Diana Soraia Tabalipa Pimentel destacou o empenho das instituições envolvidas direta ou indiretamente na realização do Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Central Urbano de Xapuri. Ela fez agradecimentos especiais ao ITERACRE, à Secretaria de Habitação, ao Desembargador Arquilau de Castro Melo e à Procuradora-Geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo. “Agora, a cidade conta com um Plano de Desenvolvimento focado no cumprimento das leis para uma Xapuri melhor e mais desenvolvida”, destaca.


Ainda Segundo a Promotora de Justiça de Xapuri, o empenho pessoal da Procuradora-Geral de Justiça foi de fundamental importância na intermediação entre a Promotoria de Justiça de Xapuri, a prefeitura do município, o Iteracre e a Sehab, afim de que os requisitos da lei nº 11.977/2009 fossem cumpridos. Foram elaborados ainda relatórios circunstanciais da área com mapas e o Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Central Urbano de Xapuri.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Na estreia de Petit, Cuiabá vence o Metropolitanos na Sul-Americana e elimina o rival

Com dois de Isidro Pitta e um de Fernando Sobral, Dourado fez 3 a 0…

08/05/2024

Fortaleza sofre na altitude, é goleado pelo Potosí e perde 100% de aproveitamento na Sula

O Fortaleza foi goleado pelo Nacional Potosí por 4 a 1 na noite desta quarta-feira,…

08/05/2024

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação judicial com pedido de resposta contra…

08/05/2024

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024

Athletico-PR goleia Rayo Zuliano na Venezuela e avança às oitavas da Sul-Americana

O Athletico-PR garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, ao…

08/05/2024

A Grande Conquista: Ex-paquita reclama de lixo no chão e cueca no ralo

Cátia Paganote, que fez parte do primeiro grupo das paquitas de Xuxa Meneghel, reclamou das…

08/05/2024