Conecte-se agora

Rio Acre alcança 17,10m e água já cobre parte calçada da rua principal da Gameleira

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com

Já passa de nove mil o número de residências atingidas pela enchente do rio Acre, somente na capital acriana, segundo o Sistema de Georreferenciamento da prefeitura de Rio Branco. Pelo menos 18 bairros da parte baixa da cidade foram afetados, além do centro. A água, nesta manhã de domingo, transbordou na Avenida Eduardo Assmar, na Gameleira e  segundo o relatório emitido pela Defesa Civil Civil, o rio alcançou a marca de 17,10m, faltando apenas 0,56 centímetros para alcançar a mesma marca registrada durante a maior enchente já registrada na história do estado ocorrido em 1997.

No interior por onde o rio Acre também passa nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia, Xapurí e Epitaciolândia, a situação não é diferente, tanto que em Assis Brasil e Brasiléia o carnaval de rua foi suspenso em solidariedade ás vítimas da enchente e as prefeituras concentram suas ações no socorro aos desabrigados.

Em Sena Madureira o rio Iáco ganhou ainda mais força e está com seu nível de água e mede 16,95m. Cerca de 61 famílias foram expulsas de suas casas e encontram em abrigos improvisados pela prefeitura local.

Em Cruzeiro do Sul , o nível do rio Juruá se mantém estável, mas acima da cota de alerta naquela cidade e marca em sua calha mais profunda 12,44m. Não há ainda informações de desabrigados pela enchente do Juruá.

Já no município de Tarauacá, o rio que leva o mesmo nome da cidade voltou a transbordar por causa do seu afluente rio Môa que recebeu muita água nas cabeceiras e está com seu volume marcando em 9,55m esta manhã.

OBS: A Defesa Civil só considera números oficiais de pessoas desabrigadas as que encontra-se em abrigos montados pela prefeitura e que foram retiradas de suas casas com a ajuda do Corpo de Bombeiros. A maioria sairam de suas casas por conta própria para casas de parentes e amigos e a Defesa Civil não sabe precisar um número exato de pessoas desalojadas pela enchente.

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas