Menu

Rio Acre alcança 17,10m e água já cobre parte calçada da rua principal da Gameleira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com

Publicidade

Já passa de nove mil o número de residências atingidas pela enchente do rio Acre, somente na capital acriana, segundo o Sistema de Georreferenciamento da prefeitura de Rio Branco. Pelo menos 18 bairros da parte baixa da cidade foram afetados, além do centro. A água, nesta manhã de domingo, transbordou na Avenida Eduardo Assmar, na Gameleira e  segundo o relatório emitido pela Defesa Civil Civil, o rio alcançou a marca de 17,10m, faltando apenas 0,56 centímetros para alcançar a mesma marca registrada durante a maior enchente já registrada na história do estado ocorrido em 1997.



No interior por onde o rio Acre também passa nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia, Xapurí e Epitaciolândia, a situação não é diferente, tanto que em Assis Brasil e Brasiléia o carnaval de rua foi suspenso em solidariedade ás vítimas da enchente e as prefeituras concentram suas ações no socorro aos desabrigados.


Em Sena Madureira o rio Iáco ganhou ainda mais força e está com seu nível de água e mede 16,95m. Cerca de 61 famílias foram expulsas de suas casas e encontram em abrigos improvisados pela prefeitura local.


Em Cruzeiro do Sul , o nível do rio Juruá se mantém estável, mas acima da cota de alerta naquela cidade e marca em sua calha mais profunda 12,44m. Não há ainda informações de desabrigados pela enchente do Juruá.


Já no município de Tarauacá, o rio que leva o mesmo nome da cidade voltou a transbordar por causa do seu afluente rio Môa que recebeu muita água nas cabeceiras e está com seu volume marcando em 9,55m esta manhã.


OBS: A Defesa Civil só considera números oficiais de pessoas desabrigadas as que encontra-se em abrigos montados pela prefeitura e que foram retiradas de suas casas com a ajuda do Corpo de Bombeiros. A maioria sairam de suas casas por conta própria para casas de parentes e amigos e a Defesa Civil não sabe precisar um número exato de pessoas desalojadas pela enchente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido