“A Ufac não está acompanhando o desenvolvimento do Estado. A instituição de ensino deixou de preparar um vestibular no Acre, para atender as necessidades do Brasil”, criticou Eber Machado (PSDC) ao voltar a propor a instalação de uma universidade estadual no Estado.
Segundo o deputado, com a adoção do Enem, os alunos de outros estados que foram aprovados no processo seletivo, nem vieram ao Acre, levando a uma abstenção recorde nas matrículas nos cursos da Ufac. “A Ufac escreveu uma página negra em sua biografia”, destacou Machado.
O deputado pediu ainda, que a Ufac reveja o processo seletivo através do Enem e volte a realizar o Vestibular. “Ainda dá tempo. O Brasil disse não para a Ufac, obrigando milhares de acreanos irem para Bolívia, onde passam dificuldade e humilhações. É preciso rever o sistema de avaliação injusto com os acreanos”, enfatiza Eber Machado.
O parlamentar informou que na próxima semana irá à Brasilia se reunir com a bancada federal para defender a instalação da Universidade Estadual do Acre (UEAC).