O Ministério da Educação e Cultura (MEC) determinou o fechamento, na forma de medida cautelar, das 40 vagas do curso de Medicina da Faculdade São Lucas, de Porto Velho, capital de Rondônia, por falta de estrutura mínima adequada. O curso teve nota abaixo de três, em uma escala que varia de um a cinco, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), nota 1,88.
A cada vestibular, a Faculdade São Lucas espalha outdoors por cidades acrianas, principalmente, em Rio Branco (AC), a fim de convencer acrianos de trocar a medicina boliviana pela rondoniense.
O MEC ainda vai publicar o fechamento de vagas em outros cursos da área de saúde, assim, faculdades acrianas poderão sofrer com a intervenção do órgão federal.
As instituições responderão a processo de supervisão e terão prazo de doze meses para cumprir o termo de saneamento de deficiências. A restituição das vagas ficará condicionada à verificação do cumprimento das medidas de supervisão. Caso as exigências de qualidade não sejam atendidas, poderá ser aberto processo administrativo para encerramento da oferta dos cursos.