Foi lançado na manhã deste sábado [19], em Rio Branco-Ac, o Mutirão de Combate a Dengue, que pretende eliminar os focos do mosquito transmissor da doença, Aedes Aegypi.
A abertura do mutirão que aconteceu no Posto de Saúde Hidalgo Lima, na Baixada da Sobral, além de dezenas de agentes de endemias, contou com a presença do prefeito da capital, Raimundo Angelim e dos secretários municipal e estadual de saúde, Osvaldo Leal e Suely Melo, respectivamente.
Durante a solenidade a secretária de estado de saúde, Suely Melo, disse que vai acionar o Ministério Público Estadual para que notifique moradores ou proprietários de terrenos que mantenham seus imóveis em condições insalubres que possam se transformar em criadouros do mosquito.
O mutirão tem por objetivo chamar atenção da sociedade em geral para evitar qualquer tipo de objetos, recipientes ou até mesmo plantas que possam acumular água parada, tendo em vista que o período das chuva contribui para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
As campanhas anteriores, graças uma parceria entre as prefeituras e governo do Acre, conseguiram reduzir a incidência de dengue tanto na capital quanto no interior do estado, que era de 98% para menos de 4% até o final do ano passado.
O mutirão não tem data prevista para acabar e o lema principal da campanha é “A Guerra Contra a Dengue Continua”.
Salomão Matos – da redação do ac24horas
[email protected]
Rio Branco- Acre