Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sementeiros denunciam vendas de sementes piratas em Mato Grosso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Carlos Ernesto Augustin, protocolizou, na tarde de segunda-feira (3), na sede da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Mato Grosso, uma lista denunciando os maiores comercializadores de sementes ilegais (piratas) no Estado.


Conforme a assessoria da Aprosmat, a lista foi confeccionada após uma enquete realizada no evento “Dia Aberto a Esclarecimentos”, ocorrido no dia 31 de julho, em Cuiabá, promovido pela própria entidade. O evento reuniu representantes de sementeiras de soja e revendas de todo o Estado para discutir sementes salva, legal e ilegal, com objetivo de esclarecer aspectos legais e alertar os presentes para que sejam a ponte de comunicação entre produtores de sementes e agricultores.


A denúncia foi entregue nas mãos do superintendente do Mapa, Francisco Moraes Chico Costa, que prometeu tomar providências. “Vamos tomar ciência das pessoas denunciadas e iremos enviar nossas equipes de fiscais para os locais descritos”, explicou o superintendente.

Anúncio


Na reunião, ficaram acertados os detalhes da criação da forca tarefa entre Mapa, Policia Federal, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Polícia Militar, Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) e Receita Federal, para fiscalizar, averiguar, autuar e, caso necessário, apreender sementes ilegais.


Atualmente a projeção de comercialização de sementes piratas em Mato Grosso gira em torno de três milhões de sacas. A Aprosmat pede providências enérgicas contras os ‘pirateiros’. “O ideal é que haja o embargo da ‘semente pirata’ até após o plantio, metodologia de fiscalização nos moldes adotados pelo Mapa-MS, pois as aplicadas aqui no MT, são penas leves e em muitos casos apenas advertências ou notificações”, ressaltou o presidente da Aprosmat.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido