Menu

Sementeiros denunciam vendas de sementes piratas em Mato Grosso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Carlos Ernesto Augustin, protocolizou, na tarde de segunda-feira (3), na sede da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Mato Grosso, uma lista denunciando os maiores comercializadores de sementes ilegais (piratas) no Estado.


Conforme a assessoria da Aprosmat, a lista foi confeccionada após uma enquete realizada no evento “Dia Aberto a Esclarecimentos”, ocorrido no dia 31 de julho, em Cuiabá, promovido pela própria entidade. O evento reuniu representantes de sementeiras de soja e revendas de todo o Estado para discutir sementes salva, legal e ilegal, com objetivo de esclarecer aspectos legais e alertar os presentes para que sejam a ponte de comunicação entre produtores de sementes e agricultores.

Publicidade

A denúncia foi entregue nas mãos do superintendente do Mapa, Francisco Moraes Chico Costa, que prometeu tomar providências. “Vamos tomar ciência das pessoas denunciadas e iremos enviar nossas equipes de fiscais para os locais descritos”, explicou o superintendente.


Na reunião, ficaram acertados os detalhes da criação da forca tarefa entre Mapa, Policia Federal, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Polícia Militar, Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) e Receita Federal, para fiscalizar, averiguar, autuar e, caso necessário, apreender sementes ilegais.


Atualmente a projeção de comercialização de sementes piratas em Mato Grosso gira em torno de três milhões de sacas. A Aprosmat pede providências enérgicas contras os ‘pirateiros’. “O ideal é que haja o embargo da ‘semente pirata’ até após o plantio, metodologia de fiscalização nos moldes adotados pelo Mapa-MS, pois as aplicadas aqui no MT, são penas leves e em muitos casos apenas advertências ou notificações”, ressaltou o presidente da Aprosmat.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido