O parecer do relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), deve confirmar o fim das coligações (união de vários partidos que durante um pleito funciona com se fossem um só) nas eleições para os cargos de vereador, deputados estaduais e federais. A informação é da Agência Senador que já dá como certa a aprovação da medida nesta quarta-feira (05).
Com o fim das coligações ficará impossível a transferência de votos de candidato de um partido para outro, como ocorre no processo atual. Caso a medida fosse válida em 2008, o vereador Cabide, de Rio Branco (AC), não seria eleito, pois precisou da união de cinco partidos (PSDC – PTC – PTB – PSL – PRTB) para atingir os votos necessários.
“O texto mantém a determinação constitucional vigente que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal”, diz a Agência.
Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
[email protected]
Redação de ac24horas