As autoridades do Acre estão preocupadas com o aumento do uso do crack. Está sendo planejado um movimento para chamar atenção da sociedade para o problema. Foi o que decidiu nesta quinta-feira (9), em reunião na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, o Conselho Penitenciário Estadual.
O encontro também serviu para discutir as irregularidades encontradas no sistema prisional, a realização de um seminário sobre justiça terapêutica e restaurativa.
O Conselho Penitenciário é um órgão consultivo e fiscalizador, que exerce o papel de propor e deliberar recomendações acerca de temas relacionados ao sistema penitenciário desde a regulamentação até a execução. “Queremos criar uma rede protetora e de prevenção, tendo sempre como base a garantia a garantia dos direitos humanos”, ressaltou o presidente do Conselho, Valdir Perazzo Leite.
O Conselho Penitenciário do Estado do Acre é composto por treze membros, representantes de órgãos estaduais, federais, sociedade Civil e ONGs, todos nomeados pelo governador do Estado, cabendo à legislação federal e estadual regular seu funcionamento.