A FACADA que seria dada agora nos bolsos dos donos de veículos, com o aumento do valor do IPVA em 50%, ficou para ser desferida depois da eleição. O projeto enviado pelo governador Gladson Cameli para a votação ontem na Assembleia Legislativa, foi retirado às pressas depois que os deputados da base do governo alertaram que a sua aprovação poderia prejudicar a candidatura do prefeito Tião Bocalom, que vive uma simbiose política com o governador Gladson Cameli, na eleição para a prefeitura da capital. A retirada é como na história do carrasco, que combinou com o condenado, que só cortaria a sua cabeça no dia seguinte da execução marcada. Ou seja, o aumento do IPVA virá. É só as urnas fecharem.
TRÊS PESQUISAS
ATÉ domingo, três pesquisas serão publicadas sobre a eleição para a PMRB. Uma de um instituto ligado à dupla formada por um empresário e cabo eleitoral de um candidato a prefeito e um parlamentar federal extremista; outra do alto escalão de uma empresa do governo; e a terceira de um instituto chamado Travessia – que não comento, por não conhecer. Já dá para se prever como virão os números das duas primeiras pesquisas.
ENTROU COM O NOME
O MDB entrou praticamente com o nome na campanha do Marcus Alexandre (MDB). Se existe uma militância na rua se deve ao grupo do senador Sérgio Petecão (PSD). E se o Marcus está no páreo até hoje, se deve ao seu carisma com a população da periferia; já que a sua candidatura enfrenta as poderosas máquinas da PMRB e do Governo. O MDB vive do nome e do passado glorioso.
É QUEM SE FAZ PRESENTE
NOS atos de campanha do Marcus Alexandre (MDB), quem não pode ser acusado de omisso é o presidente Flaviano Melo, é presença constante.
NÃO VALE NADA
NA PRIMEIRA eleição para o governo do Acre; o candidato Jorge Kalume PSD), no seu último comício em frente ao Palácio Rio Branco, tinha gente pendurada até nas janelas, por falta de espaço. O comício do Nabor Júnior (MDB) – em cima de um caminhão, na esquina do mercado novo – tinha um punhado de pessoas. As urnas abriram e o Nabor Júnior ganhou na capital, e acabou se elegendo governador com a soma dos demais municípios. O buraco na eleição é mais embaixo. O eleitor é imponderável, não costuma votar pelo visual. Costuma quebrar paradigmas.
BELO EMPURRÃO
A CANDIDATURA da prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP) – que já estava bem – pegou mais vento ainda com o apoio recebido ontem da ex-deputada federal Vanda Milani, que tem base no município.
MUITO DIFÍCIL NÃO EMPLACAR
PELO andar da carruagem nesta reta final, será muito difícil o candidato a vereador Joabe Lira, não ficar com uma das vagas a serem conquistadas pelo União Brasil, na capital.
FAÇA-SE JUSTIÇA
NINGUÉM batalhou mais que o senador Alan Rick (UB), para que a AZUL retomasse os seus voos para Rio Branco. O Alan é sem dúvida um dos nossos parlamentares mais produtivos, desde que era deputado federal.
BOLSONARISTA E MARCUS
O EMPRESÁRIO do agronegócio, Neném Junqueira, de direita e bolsonarista declarado, soltou um card na rede social, se declarando eleitor do Bolsonaro e apoiador do Marcus Alexandre. (MDB). Qual o problema?
FALANDO PARA OS SEUS
O ATO público de sexta-feira, com a extremista de direita e radical evangélica, Michelle Bolsonaro, para embalar a candidatura do Velho Boca, deve reunir muita gente. Só que, ela vai falar para um público de cargos comissionados da prefeitura de Rio Branco e do governo, votos que o Boca já tem. Não se ganha o que se tem.
JOGANDO TUDO
O GOVERNADOR Gladson está usando de forma agressiva a máquina do governo a favor do Bocalom, como nunca me lembro de ter visto igual. Deixa os governos petistas no chinelo no uso da máquina. É pressão em força máxima. Só que está correndo um risco e sabe o motivo; mas, cada um segue o caminho que bem entender. Até o Bocalom, que só falava no Márcio Bittar, só fala agora no Cameli. Faz parte do jogo.
MÉRITO DO BOCALOM
O MÉRITO é do Tião Bocalom, que convenceu o Gladson a quebrar a sua palavra que a máquina do governo não seria usada na campanha. Para o Boca; quanto mais cabra, mais cabrito, principalmente, o cabrito sendo de presente.
JEFERSON PURURUCA
ATUAL primeiro suplente de deputado estadual pelo PSD, Jeferson Pururuca, disputa nesta eleição um mandato de vereador de Rio Branco, com uma campanha redonda e que o coloca com chance real de conquistar um mandato na Câmara Municipal.
ENTRE OS DOIS
AO NÃO ser que aconteça algo de extraordinário em Tarauacá nesta reta final de campanha; a disputa pela prefeitura vai chegar às urnas polarizada entre os candidatos Rodrigo Damasceno (PP) e a prefeita Néia (PDT).
DOS MAIS ATIVOS
O DEPUTADO federal Roberto Duarte (REPUBLICANOS), é um dos mais ardorosos na campanha a prefeito do candidato do MDB, Marcus Alexandre. Duarte teve a coragem de não pautar a escolha do seu candidato em cima do debate idiota de direita contra esquerda. Alguns parvos não entendem.
MAIS CONHECIDO
CASO perca a eleição para prefeito de Rio Branco, ainda assim o deputado Emerson Jarude (NOVO) não sairá num saldo negativo; porque ficará mais conhecido para novos embates, do que quando entrou na disputa.
NÃO SE ENTENDEM
OS INSTITUTOS de pesquisas não estão conseguindo se entender, quanto a posição de cada candidato na corrida para a prefeitura de São Paulo, mesmo com a coleta de dados se dando em dias próximos. Cada um apresenta números diferentes.
CONVERSA ANTIGA
REUNIÕES para elaborar estratégias de recuperar o igarapé São Francisco, são mais antigas do que a Arca de Noé. E ficam sempre em protocolos de intenções, que não valem nada.
ADORA PROMETER
O PREFEITO Bocalom adora prometer construir casas. Nunca vi igual. Prometeu fazer 1001 casas em um dia, para entrega em maio deste ano e não entregou; e agora, promete construir 100 apartamentos no próximo ano. Falta combinar com o eleitor.
CONTA A DO PAPAGAIO
O DIRIGENTE do IMAC, André Hassem, alega que o órgão aplicou multas milionárias em quem promoveu o maior desastre ambiental que o Acre vivenciou. Resolveu? Virou tudo cinzas. Aproveita a conta agora uma piada de português ou de papagaio…
NÃO ENTENDERAM
DAQUI alguns dias termina a eleição, o mundo não vai acabar, e tudo volta à rotina na pequena aldeia que é Rio Branco. Por isso, não façam inimigos.
RICHARD BRILHANTE
É UM dos bons nomes na chapa de vereador do PSDB. Quando cito um candidato, é por ser qualificado para ocupar um mandato político.
DISPUTA FERRENHA
NA FEDERAÇÃO PV-PCdoB-PT, o jogo está assim, na disputa de uma vaga para vereador de Rio Branco: o PT joga tudo no André Kamai; o PCdoB, no Márcio Batista: e o PV, na Shirley Torres._
FRASE MARCANTE
“PODEMOS deter-nos quando subimos, não quando descemos.” Napoleão Bonaparte.