O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Manaus (AM), afirmou que deverá apurar as causas que pode ter ocasionou a queda do avião que matou 12 pessoas próximo ao Aeroporto Internacional de Rio Branco nesse domingo, 29.
De acordo com a reportagem do G1 Amazonas, a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
A Aeronáutica enfatiza que para a investigação “serão utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado. Que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo”, explica.
As Forças Armadas destacam que o CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
Acerca do acidente trágico, o Governo do Acre revelou que estavam no avião 12 pessoas, sendo dez passageiros, nove adultos e uma bebê, e dois tripulantes, piloto e copiloto, que estavam na aeronave. Do total, quatro pessoas eram do município do Envira e seis de Enunepé, também no Amazonas.
Fonte: G1/Amazonas