Além da Polícia Militar e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Federal e o Exército vão atuar no esquema de segurança nas eleições deste domingo, 2, no Vale do Juruá.
As forças estarão em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. A Polícia Federal, inclusive, vai usar drones.
Segundo o comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, coronel Edivan Rogério, serão empregados 250 homens no domingo em todo o Vale do Juruá. “Segundo a Legislação devemos estar a cem metros das urnas. Mas se houver necessidade ou formos solicitados por mesários ou membros da justiça eleitoral agiremos. Faremos o policiamento ostensivo geral para garantir a segurança das eleições”, afirmou o comandante.
O coordenador do Gefron, coronel Evandro confirmou a presença do Grupo no pleito de domingo na região.
O Exército Brasileiro também estará nas ruas de Cruzeiro do Sul. Segundo a Assessoria de Comunicação, o 61° Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), participa da Operação de Garantia da Votação e Apuração Eleitoral (GVAE), com um efetivo total de mais de 200 militares, em 11 municípios, tanto no Estado do Acre como no Estado do Amazonas. “Contemplando assim 6 Zonas Eleitorais que contam com o apoio do Exército Brasileiro”.
Segundo o delegado Vinícius Almeida, só em Porto Walter haverá atuação de policiais civis. “Aqui no Juruá estaremos apenas em Porto Walter. O restante é da PF”, pontuou.
A Delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul informou que recebeu reforços e que “deverá empregar todos os meios e equipamentos disponíveis, incluindo drones nas eleições de domingo”.