Menu

Pesquisar
Close this search box.

Novenário de Cruzeiro do Sul espera receber cerca de 80 mil fiéis em ano de retomada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O 104° Novenário em homenagem a Nossa Senhora da Glória que ocorre este ano em Cruzeiro do Sul, terá corrida pedestre, carreata e a tradicional procissão no dia 15 de agosto. A celebração não era realizada há 2 anos por causa da pandemia de Covid-19. Outra novidade da maior festa religiosa do Acre é a regionalização do evento com a inclusão das bandeiras dos municípios que compõe a Diocese de Feijó até Marechal Thaumaturgo e outras 4 cidades do Sul do Amazonas.


A carreata, realizada há dois anos, será mantida porque segundo o Bispo foi um grande sucesso nos dois anos em que não foi possível fazer a procissão. O evento foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 8, na Catedral Nossa Senhora pelo bispo Dom Flávio Giovenale com a presença do prefeito Zequinha Lima, chefe do gabinete do governo, Raquel Batista, presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha e outras autoridades.


A expectativa do Bispo Dom Flávio Giovenale é que o público de 40 mil pessoas do Novenário de 2019 seja dobrado agora. “Será o Novenário da retomada, da revanche contra a Covid e com várias novidades como a procissão que era de 2 e será de quase 3 quilômetros. Será uma linda procissão com a subida e descida do Morro da Glória”, citou o Bispo lembrando que o tema do Novenário, “Nossa Senhora da Glória aqui estão teus filhos” se refere ao momento em que Jesus já estava na Cruz e “apresentou” Maria como mãe a um discípulo.

Anúncio


As novenas e missas terão como homenageados a cada noite categorias profissionais como da saúde, educação, segurança e da comunicação, além dos municípios da Diocese. A parte econômica do Novenário também é retomada com 70 empreendedores com barracas de vendas de alimentos, artesanato, confecção, brinquedos e veículos numa parceria da Diocese com o Sebrae.


O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, destaca que o evento deve aquecer a economia do município “A organização está com esse objetivo de que seja uma festa regional atraindo ia municípios vizinhos e isso é muito positivo . O Novenário é muito importante neste momento de retomada da economia e podemos voltar ao tempo em que os hotéis ficavam lotados. Um evento desse com certeza aquece o comércio todo”, avalia.



Para a realização da festa religiosa mais tradicional do Acre, o governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul disponibilizaram R$ 50 mil cada. ” Realizar um evento como este requer a ajuda de muitos parceiros e a prefeitura mais uma vez dá sua contribuição para a festa religiosa mais importante do Acre “, citou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.


“Nosso convênio é de R$ 50 mil que será formalizado em breve com a Diocese. Estudamos se será em recursos ou serviços “, citou Raquel Batista, representando o governo do Estado.


Programação

A carreata de Nossa Senhora da Glória será realizada no dia 30 de julho. O Novenário em homenagem a Santa será aberto dia 5 de agosto com missa presidida pelo bispo Dom Flávio. No dia 11 haverá ação social da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Cruzeiro do Sul. A Corrida Pedestre da Polícia Militar será realizada dia 14. A Procissão de Nossa Senhora da Glória será dia 15 e em seguida haverá uma missa campal e o show do Frei Renan. ” Um show de fora seria muito caro e vamos valorizar a prata da casa porque temos muitos talentos locais como o Frei Renan, de Rio Branco, que fará um belo show”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido