Conecte-se agora

Novenário de Cruzeiro do Sul espera receber cerca de 80 mil fiéis em ano de retomada

Publicado

em

O 104° Novenário em homenagem a Nossa Senhora da Glória que ocorre este ano em Cruzeiro do Sul, terá corrida pedestre, carreata e a tradicional procissão no dia 15 de agosto. A celebração não era realizada há 2 anos por causa da pandemia de Covid-19. Outra novidade da maior festa religiosa do Acre é a regionalização do evento com a inclusão das bandeiras dos municípios que compõe a Diocese de Feijó até Marechal Thaumaturgo e outras 4 cidades do Sul do Amazonas.

A carreata, realizada há dois anos, será mantida porque segundo o Bispo foi um grande sucesso nos dois anos em que não foi possível fazer a procissão. O evento foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 8, na Catedral Nossa Senhora pelo bispo Dom Flávio Giovenale com a presença do prefeito Zequinha Lima, chefe do gabinete do governo, Raquel Batista, presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha e outras autoridades.

A expectativa do Bispo Dom Flávio Giovenale é que o público de 40 mil pessoas do Novenário de 2019 seja dobrado agora. “Será o Novenário da retomada, da revanche contra a Covid e com várias novidades como a procissão que era de 2 e será de quase 3 quilômetros. Será uma linda procissão com a subida e descida do Morro da Glória”, citou o Bispo lembrando que o tema do Novenário, “Nossa Senhora da Glória aqui estão teus filhos” se refere ao momento em que Jesus já estava na Cruz e “apresentou” Maria como mãe a um discípulo.

As novenas e missas terão como homenageados a cada noite categorias profissionais como da saúde, educação, segurança e da comunicação, além dos municípios da Diocese. A parte econômica do Novenário também é retomada com 70 empreendedores com barracas de vendas de alimentos, artesanato, confecção, brinquedos e veículos numa parceria da Diocese com o Sebrae.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, destaca que o evento deve aquecer a economia do município “A organização está com esse objetivo de que seja uma festa regional atraindo ia municípios vizinhos e isso é muito positivo . O Novenário é muito importante neste momento de retomada da economia e podemos voltar ao tempo em que os hotéis ficavam lotados. Um evento desse com certeza aquece o comércio todo”, avalia.

Para a realização da festa religiosa mais tradicional do Acre, o governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul disponibilizaram R$ 50 mil cada. ” Realizar um evento como este requer a ajuda de muitos parceiros e a prefeitura mais uma vez dá sua contribuição para a festa religiosa mais importante do Acre “, citou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

“Nosso convênio é de R$ 50 mil que será formalizado em breve com a Diocese. Estudamos se será em recursos ou serviços “, citou Raquel Batista, representando o governo do Estado.

Programação

A carreata de Nossa Senhora da Glória será realizada no dia 30 de julho. O Novenário em homenagem a Santa será aberto dia 5 de agosto com missa presidida pelo bispo Dom Flávio. No dia 11 haverá ação social da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Cruzeiro do Sul. A Corrida Pedestre da Polícia Militar será realizada dia 14. A Procissão de Nossa Senhora da Glória será dia 15 e em seguida haverá uma missa campal e o show do Frei Renan. ” Um show de fora seria muito caro e vamos valorizar a prata da casa porque temos muitos talentos locais como o Frei Renan, de Rio Branco, que fará um belo show”, concluiu.

Na rede

Novenário de Nossa Senhora da Glória é aberto em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Com uma missa e hasteamento de bandeiras, foi aberto na noite desta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul,  o 104° Novenário de Nossa Senhora da Glória, a maior festa religiosa do Acre.

O bispo Dom Flávio Giovenale comemorou a grande presença de fiéis que deixaram a Catedral Nossa Senhora da Glória lotada.

“Ficamos felizes com a igreja lotada e neste sábado já teremos cadeiras lá fora bem como telões. As pessoas também podem vir de dia que teremos padres para as confissões e momentos mais calmos de oração. Convidamos para que todos participem do Novenário e que rezem por si e por quem não pode vir mas precisa de uma força especial de Deus”, conclamou o líder religioso.

Já a partir deste sábado, 6, além das atividades religiosas terão início as vendas de alimentos, artesanato e outros itens, além de bingos.

O ponto alto do Novenário será a Procissão de Nossa Senhora da Glória, que este ano terá 3 quilômetros.

Arrecadação de leite em pó

Como acontece anualmente, categorias profissionais são homenageadas pela Diocese de Cruzeiro do Sul durante o Novenário de Nossa Senhora da Glória. Este ano os jornalistas uma das profissões lembradas, resolveram criar uma campanha de arrecadação de leite em pó que será destinado a crianças pobres atendidas pela Diocese. Há pontos de arrecadação do leite pó nas rádios Juruá, Integração e Verdes Florestas, no Supermercados Cameli Avenida, no Shopping Copacabana, Distribuidora Cristal e Cerâmica Terças.

O leite será entregue à Diocese de Cruzeiro do Sul na Missa da noite de 12 de agosto.

Continuar lendo

Na rede

Diocese está com tudo pronto para Novenário com mais de 40 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

As barracas já estão montadas no pátio e na frente da Catedral Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul para o 104 ° Novenário em homenagem à santa padroeira de Cruzeiro do Sul, que terá início nesta sexta-feira, 5, sendo concluído no dia 15 com a Procissão em honra à Santa. 57 empreendedores vão vender vários itens durante o evento religioso e que movimenta a economia local.

A coordenadora do evento Lizane Negreiros, diz que na sexta às 19 horas uma Missa abre a programação e em seguida haverá o hasteamento dos pavilhões. Já no dia 6 à noite, logo após a Novena e Missa, terá início a parte comercial do Novenário com vendas de alimentos, artesanato, confecções e veículos.

No dia 11 a Ordem dos Advogados do Brasil vai prestar assessoria jurídica gratuita e um laboratório particular vai ofertar exames para a população.

Em cada noite uma categoria profissional será homenageada pela Diocese e no dia 12 será a vez dos bancários e jornalistas, que lideram uma campanha de arrecadação de leite para doação a famílias pobres da Diocese.

No dia 14 será a vez da Corrida Pedestre com apoio da Polícia Militar, que já conta com 119 inscritos. Como será Dia dos Pais haverá show do Conservatório de Música.

Já no dia 15, a Procissão de Nossa Senhora da Glória terá início às e em vez de 2,5 quilômetros terá 3 quilômetros com duas subidas e duas descidas. Na chegada à Catedral haverá a Missa Campal e o Show do Frei Renan, de Rio Branco.

“Nós ainda temos vagas para quem quiser expor seus produtos no Novenário é só procurar a secretaria da Diocese. A inscrição da corrida é feita em um link das redes sociais da Diocese”, explica Lizane.

A última Procissão de Nossa Senhora da Glória antes da pandemia, em 2019, atraiu cerca de 40 mil pessoas. Este ano, como o Novenário abrangerá as 12 cidades que compõem a Diocese, e é ano político, um número maior é esperado.

Mas o bispo Dom Flávio Giovanele já avisou que não haverá referência à candidaturas nos eventos religiosos. “Nós acolhemos a todos os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo, mas não haverá campanha eleitoral”, destacou.

Continuar lendo

Na rede

Ponte do Viola está em fase final da obra e já permite acesso de veículos e pedestres no Ramal dos Caetanos

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Deracre e a prefeitura de Mâncio Lima já estão em fase final da obra de construção da Ponte do Viola, que fica no Ramal dos Caetanos, entre e o município e a cidade vizinha, Rodrigues Alves.

A nova ponte, sobre o Igarapé Branco, com pouco mais de 25 metros de extensão, vai garantir o acesso de mais de 300 produtores rurais que vivem no Ramal e garantir o escoamento da produção agrícola.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, disse que mesmo a ponte sendo responsabilidade da prefeitura de Rodrigues Alves, se mobilizou junto ao governo, para garantir a travessia dos moradores locais.

“Aqui é fruto de um esforço conjunto do governo do Estado, Deracre e da Prefeitura de Mâncio Lima, era uma reivindicação antiga nossa que agora se concretiza. Naquele momento a população pedia uma minirreforma, porém, juntamos os esforços e construímos uma ponte nova, segura feita com madeira de qualidade. A ponte já oferece trafegabilidade restando apenas os últimos detalhes para a conclusão final”, destacou Isaac.

O gerente Regional do Deracre no Juruá, José Mauri, lembrou que o Departamento foi procurado pelo prefeito Isaac Lima , em busca da reconstrução ponte mas que foi necessário aguardar as condições financeiras e meteorológicas que permitissem o início da tão sonhada obra.

“Além da construção de pontes também estamos trabalhando na recuperação de ramais de Mâncio Lima e o prefeito Isaac Lima pediu que mesmo os que fazem parte de Rodrigues Alves sejam beneficiados”, pontuou Mauri.

Continuar lendo

Na rede

Novenário e procissão de Nossa Senhora não serão palco de campanha, avisa bispo do Acre

Publicado

em

O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, disse nesta quarta-feira, 3, durante entrevista, que o Novenário e Procissão de Nossa Senhora da Glória não servirão de palco para políticos.

“Nós acolhemos a todos, os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo, mas não haverá campanha eleitoral. De acordo com a Legislação Eleitoral, a campanha só terá início dia 16, mas independente disso, não haverá espaço para campanha nos eventos. No dia da Procissão poderemos citar a presença do prefeito, do comandante da PM e do governador, mas isso se ele for visto no local. Não haverá referência à candidaturas”, cita o líder religioso.

O Novenário de Nossa Senhora da Glória terá início nesta sexta feira, 5, e concluído dia 15 com a Procissão de Nossa Senhora da Glória, que este ano terá um percurso de 3 Km com ladeiras a mais. Além das missas e novenas haverá venda de alimentos e artesanato. 57 empreendedores já estão inscritos.

“Depois de dois anos sem eventos presenciais vamos ter novidades como mudanças e aumento no percurso da Procissão. Vamos ter duas subidas e duas descidas para que todos participem, porque da última vez, enquanto já estávamos voltando para a Catedral ainda havia gente saindo “, conclui o bispo.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!