Quatro dos oito envolvidos no assassinato do pastor Evangélico Raimundo Araújo da Costa, de 64 anos, que foi torturado e executado a tiros em sua própria casa, no ano passado, serão ouvidos nesta quinta-feira (24), em audiência de instrução e julgamento na Primeira Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco.
Os denunciados Raimundo Nonato do Nascimento, o “Peteca”, que seria o autor o disparo; Clodoaldo Oliveira, o “Cão”; Wálisson Pereira Cavalcante, o “Alan”; e Gerson Feitosa Ferreira serão interrogados pela juíza Luana Cláudia de Albuquerque Campos,
A sessão tem início previsto para as 9 horas da manhã e devido ao grande número de acusados e testemunhas, os trabalhos podem prosseguir até esta sexta-feira.
O crime
De acordo com o inquérito policial instaurado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o grupo armado causou terror no ramal Maracanjuba, no km 68 da Rodovia Transacreana, onde assaltou diversas pessoas e manteve como reféns numa residência outras 20.
Depois disso, se deslocaram para a propriedade do pastor Raimundo Araújo da Costa, que fica à margem da estrada, onde o religioso e familiares foram feitos reféns. Em um momento seguinte, Raimundo Nonato do Nascimento Cavalcante, o “Peteca”, fez um disparo contra pastor.
Ferido gravemente Raimundo Araújo morreu no local da ocorrência. Cinco dos envolvidos, dentre eles um adolescente, foram presos meses depois.
Na audiência de hoje, quatro dos acusados serão interrogados e um menor prestará depoimento como testemunha.
Os outros três envolvidos no assassinato tiveram seu inquérito desmembrado e serão ouvidos em outra oportunidade. Eles e os demais responderão pelos assaltos ocorridos na época e foram denunciados na Vara de Delitos de Roubos e Extorsões.