A Tribuna Popular realizada na manhã desta terça-feira, 15, no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco, levou o servidor público, Janes Peteca, que apresentou o diagnóstico de pessoas em situação de rua em Rio Branco, onde aponta que 60% se concentra na área central da cidade.
Segundo Peteca, nos últimos meses, ele vem fazendo uma pesquisa de campo onde detectou que o número de moradores em situação de rua vem aumentando na capital. “É um exemplo que toda vez que falo disso tá aumentando. Pessoas que entraram há cerca de 3 meses nas ruas”, declarou.
Na tribuna, o servidor acusou a prefeitura de não realizar um trabalho de políticas públicas em prol dos moradores. “A prefeitura está inoperante nesta situação, porque o Centro Pop devia da assistência aos moradores”.
Além disso, o levantamento mostra que 20% deste público está na região do Segundo Distrito. “Eles dormem num banco, agência bancária e casas abandonadas. Os demais moradores estão nos bairros”, declarou.
Peteca pediu que o prefeito Tião Bocalom regulamente a lei 13.840 que trata do assunto para dar melhor assistência às pessoas em situação de rua. “Precisamos que a prefeitura responda os questionamentos e coloque uma equipe para ajudar as pessoas. Todos eles querem sair dessa vida. Se a gente ajudar junto com o poder público, podemos recuperar esse povo”, comentou.
A vereadora Lene Petecão (PSD), autora do requerimento, também solicitou apoio do poder público. “Queremos saber onde esses moradores em situação rua estão, o que está sendo feito para amparar essas pessoas. Muitos deles têm família, que na maioria das vezes, os abandona por não aguentar mais essa situação, o uso de drogas e álcool , que é a questão da dependência química. Trazer esse tema a Casa é de fundamental importância para toda sociedade. Temos que buscar mecanismos que auxiliem e efetive de forma concreta ações sociais em favor desse público, para que as autoridades façam alguma coisa”, explicou.