O governo do Acre prevê captar anualmente mais de R$ 10 milhões com a concessão de cerca de 240 mil hectares do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório, em Tarauacá.
Está quase tudo pronto para o Estado conceder esse nicho madeireiro para a iniciativa privada. O edital das concessões florestais já foram elaborados. “O Estado superou a fase do pré-edital, com a confecção do edital já apto para o lançamento. Buscamos junto ao SFB o apoio técnico, principalmente na fase de análise das propostas, porque como eles têm expertise de dez anos e é a primeira vez que a gente trabalha com esse modelo, é importante essa parceria”, disse o chefe da Divisão de Desenvolvimento Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Quelyson Lima.
A concessão florestal é uma permissão dada pelo governo, por meio de licitação, para uma empresa, associação comunitária ou cooperativa utilizar os produtos e serviços florestais de uma área pública por um determinado tempo, valor e por meio de práticas de manejo florestal sustentável.
A Lei de Gestão de Florestas Públicas (lei nº 11.284/2006) estimula a exploração econômica da floresta, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais para a toda a sociedade, em especial para os municípios e estados onde estão localizadas as concessões. Entre os benefícios estão a geração de trabalho e renda, geração de recursos públicos, a efetiva barreira ao desmatamento e a grilagem de terras, bem como a maior agregação de valor aos produtos e serviços florestais.
(Com Agência de Notícias do Acre)