Terá alta da Maternidade de Cruzeiro do Sul neste sábado, 27, o bebê que nasceu na última quinta-feira de parto cesárea, filho de uma paciente de Santa Rosa, que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19. Segundo o gerente administrativo da Maternidade, Raudinei Queiroz, o menino não fez teste de coronavírus. “Não foi feito porque não há critérios, nem sintomas. O médico pediatra que deve solicitar pela avaliação e dele não foi necessário”, explica.
O menino nasceu com desconforto respiratório moderado, mas teve acompanhamento da fisioterapeuta e vai para casa com a avó materna.
A mãe da criança, que mora em Santa Rosa, foi transferida com Covid-19 para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul nesta semana. Na quinta, a equipe médica da unidade hospitalar acionou os profissionais do Hospital da Mulher e da Criança, que avaliaram a necessidade do parto via cesárea para salvar a criança.
A mãe, com 35 semanas de gravidez, foi levada à maternidade onde teve o filho, mas logo depois do parto, com falta de ar, teve que retornar para o HC. Na Maternidade, não há UTI obstétrica, somente leitos neonatais. “Na Maternidade não temos UTI obstétrica e em caso de necessidade as pacientes são encaminhadas para o Hospital do Juruá. Temos somente as UTI neonatais para os recém-nascidos”, conta o gerente.
O médico pediatra Rondney Brito, que atuou no parto, diz que a criança está estável. “O procedimento cirúrgico ocorreu sem nenhum problema e a criança nasceu saudável apesar do desconforto respiratório”, relata.