Produtores rurais de Mâncio Lima vendem mensalmente 40 toneladas de mamão para a maior rede de supermercados de Rio Branco. Farinha, café, coco e peixes do município também são vendidos para Cruzeiro do Sul, Rio Branco e outras cidades e estados .
O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, que tem a agricultura como carro-chefe desta sua segunda gestão, quer potencializar essa produção de frutos e pescado no município. Vai expandir o programa de açudagem e garantir mecanização agrícola, sementes e assistência técnica para os agricultores. O município já tem garantidos R$ 11 milhões em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e insumos.
“Quando assumimos no primeiro mandato, a produção de peixes era de 100 toneladas e agora são mil toneladas. Café, mamão e coco são culturas em expansão. 40 produtores de mamão têm 140 mil mudas e queremos aumentar a produção e atualmente são 100 sacos de café por hectare”.
Para o fortalecimento da agricultura familiar, ele conta com o governador Gladson Cameli, de quem teve apoio na reeleição. “O governador melhorou muito a AC-405 até Mâncio Lima e estará junto nessa gestão pra otimizarmos equipes e recursos”, conta Isaac.
Obras
A prefeitura constrói 4 Unidades Básicas de Saúde- UBS nas zonas urbana e rural do município , que serão entregues em maio, nas aldeias Nukini e Puyanawa e nas comunidades Iracema e Guarani. “Na saúde temos boa estrutura física, que estamos ampliando e temos medicamentos, mas estamos com 4 médicos a menos, que pediram demissão depois da operação da Polícia Federal”, explica o prefeito.
Na Alameda das Águas, onde é realizado o carnaval, a prefeitura vai fazer um sambódromo com restaurante. É pelo local, às margens do Rio Japiim, que milhares de turistas embarcam todo ano para o Parque Nacional da Serra do Divisor. O projeto arquitetônico da nova estrutura da Alameda das Águas é preparado pela Associação dos Municípios do Acre (Amac) e vai fomentar o turismo na região .