A primeira cirurgia bariátrica por imagem foi realizada nesta terça-feira, dia 30, na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. O procedimento só foi possível após a compra de um equipamento que custou R$ 140 mil, garantindo as cirurgias como as indicações médicas orientavam.
Segundo o Odontólogo Lúcio Brasil, presidente da Fundhacre, a partir de agora, todas as cirurgias orientadas desta forma poderão ser realizadas sem muita burocracia, bastando apenas a indicação médica. A paciente desta terça tem 6 anos e pesava 112 quilos.
“Essa é a primeira vez, em 30 anos de Fundação, que uma cirurgia bariátrica é feita assim, por imagem. Antes as indicações eram feitas assim, mas como não tinha o aparelho, era preciso ser feita aberta. Dessa forma, a gente garante melhor recuperação ao paciente, já que é uma cirurgia menos invasiva”, comenta o médico.
Ainda segundo Brasil, o equipamento, adquirido pela nova gestão do governo acreano, demonstra a busca por novas tecnologias que melhorem os procedimentos. “Com esse equipamento, uma cirurgia que demoraria em média seis horas, vai demorar apenas quatro horas”, destaca.