Quando no governo Lula o PT surfava na chamada “onda vermelha”, o partido podia se dar ao luxo de ter faniquitos de que tudo podia fazer. Agora não. O PT acreano não caiu na real, ainda se acha a última bolacha do pacote, sem ser. Essa reunião amadora de jogo para a platéia acontecida esta semana, só serviu para uma coisa: colaborar para levar a discórdia para dentro da FPA. Alguns grupos do PT acham que chegaram ao poder só, sem aliados, e que os aliados só servem na eleição e depois se descarta. A oposição deve agradecer essa confusão criada.
Sem recuos
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) me disse ontem que sua candidatura não tem recuos e não há o que definir nada, porque os eleitores já definiram: “querem que eu dispute o governo”. Descartou rompimento com o senador Sérgio Petecão (PSD), a quem considera que será o maior apoiador de sua campanha. E revelou que caberá ao partido de Petecão indicar seu vice.
Nome do Juruá
Tião Bocalon diz já ter nomes em discussão para ser o vice de sua chapa. Cita entre eles, o do Pastor Marcondes (PSD), da Assembléia de Deus de Cruzeiro do Sul, que considera o favorito.
Exigência evangélica
Tião Bocalon justifica as discussões em torno do Pastor Marcondes para o vice de sua chapa, ao fato de ter feito a exigência que essa escolha se desse em cima de um nome evangélico.
Decisão em conjunto
Sobre o candidato ao Senado, Bocalon fala que este é um assunto a ser definido juntamente com o senador Sérgio Petecão (PSD). Falou existirem nomes na agulha, mas preferiu omitir.
Conversas adiantadas
Tião Bocalon afirma que o atual momento é o de trabalhar alianças. Dá as conversas com os dirigentes do PMN “avançadas” e crê na vinda do grupo da deputada federal Antonia Lúcia (PSC).
É não conhecer o jogo…..
Quem viu as fotos da audiência do governador Tião Viana com o prefeito de Brasiléia, José Everaldo (PMDB) notou quem estava ao lado do Tião: o Carioca. Está é mais que prestigiado.
Principal assessor
O principal e mais consultado assessor político do governador Tião Viana continua sendo o Nepomuceno Carioca, mesmo com a torcida para que fosse fritado dentro do governo.
Decida logo, doutora!
Aprendi na Faculdade de Direito que questões judiciais se discutem nos autos, mas, o comentário não é jurídico, mas de cidadão: Dra. Thais, decida logo este caso do Telexfree!
Não é a lei fria
O Direito não é só a letra fria da lei. Esse caso tem sérias conotações sociais, envolve milhares de pessoas de boa fé. Decida se é ilegal ou legal, mas, não pode é continuar a ópera-bufa.
Fazendo política
Enquanto na FPA se discute o sexo dos anjos para a escolha do candidato (a) ao Senado, o candidato Gladson Cameli (PP) gira pelo interior, ontem, ele estava em Vila Campinas.
Buscando velhos aliados
O ex-deputado federal Fernando Melo (PROS) está buscando velhos aliados que levou consigo quando foi para a oposição, para trazê-los de volta e formarem de novo na Frente Popular.
Erro estratégico
Até os seus aliados dentro do PT apontam o erro estratégico cometido pelo senador Anibal Diniz (PT) de se acomodar e pensar que a candidatura à reeleição seria favas contadas na FPA.
Quem não chora…..
Já a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) se apegou com as unhas e dentes na possibilidade de ser ela a candidata e, embalada nas pesquisas, não pára de fazer campanha.
Problemão
E aí está o problemão no colo da FPA, para resolver entre o PT e o PCdoB. Simplesmente chutar a Perpétua Almeida, sem uma justificativa plausível, não é solução, mas, confusão.
Crise sem sentido
O líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), diz não entender grupos do PT criar uma crise interna quando o governo Tião Viana vive o seu melhor momento político e de gestão.
A quem interessa uma crise?
Falando como presidente do PEN, a maior bancada de apoio ao governo na Aleac, o deputado Astério Moreira, pergunta: A quem interessa uma crise na FPA a não ser à oposição?.
Erro
A coluna errou ao citar o nome da mulher do vice-governador César Messias, Vanusa Messias, com um nome para ser a vice de Tião Viana. Não pode: tem o impedimento jurídico do marido.
Outra correção
Na conversa que tive com o governador Tião Viana; além de citar que: seu vice podia ser uma mulher, ponderou, também que, podia ainda ser um homem com ligações com o Juruá.
Sempre citada
Em todas as rodas políticas sobre candidaturas a deputado estadual, Antonia Sales (PMDB) e Maria Antonia (PROS), são citadas entre as que disputam as maiores votações no Juruá.
Disputa a cabeça
A deputada Antonia Sales (PMDB) aparece sempre como a favorita para ser a mais votada.
Voto vencido
O dirigente do PP, José Bestene, foi voto vencido quanto á escolha do candidato a governador. Defendeu o quanto pode que o nome que aglutinaria a oposição era o do Gladson Cameli (PP).
Bem articulado
Dos atuais deputados um que está se articulando bem, na Capital e em alguns municípios do interior é o deputado Eber Machado (PSDC), e que, com isso sedimenta bem a sua reeleição.
É bom pensar bem
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) é uma das mais ativas da bancada federal acreana., Mas à PMRB teve uma votação ridícula, por isso, é bom avaliar onde vai amarrar o cavalo.
Sérios problemas
Caso entre na “chapa da morte”, com Flaviano Melo (PMDB), Márcia Bittar (PSDB), Vagner Sales (PMDB) ou Jésica Sales (PMDB), ela terá sérias dificuldades para vir se reeleger.