Os acreanos que estavam isolados na cidade de San Gabán, no Peru, começaram a chegar no início da noite deste sábado (4) em Rio Branco. Eles narram momentos de desespero vividos no trecho entre San Gabán e Mazuco. Segundo a vereadora Eliane Sinhasique que estava entre os turistas, 75 km foram percorridos em 16 horas.
“Nunca senti tanto medo em minha vida! Nunca orei tanto e pedi proteção de Deus como nessa viagem”, relata a vereadora.
Daniela Araújo, outra turista que conseguiu chegar esta noite em Rio Branco, afirmou que 3 km antes de Mazuco uma rocha gigante bloqueou a estrada. Uma foto mostra a luta dos acreanos e outros brasileiros que se juntaram para fazer um caminho improvisado e seguir viagem.
“Graças a Deus e a equipe de brasileiros e amigos, fizeram um caminho e passamos por cima da rocha”, contou Daniele.
Alguns carros tiveram o tanque de combustível furado na ultrapassagem por cima das pedras e foram guinchados. Segundo informações do Consulado Brasileiro ainda existem acreanos na estrada e nas cidades turísticas do Peru.
As autoridades peruanas não falam, mas um terremoto considerado leve, de 4.6 graus de magnitude e 38 km de profundidade, foi registrado as 10:09 da última segunda-feira, a 32 km de Oxapampa. O tremor foi sentido por acreanos em Cuzco. O ac24horas teve acesso à postagem de Sidnei Barcellos que registrou o momento do abalo. Ele estava deitado em um dos apartamentos do Hotel El Puma, quando a terra tremeu.
“Tremeu tudo, balançou legal”, disse Barcellos.
A Terra já tremeu 211 vezes nos últimos sete dias
De acordo com dados recebidos do Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, USGS, nos últimos sete dias ocorreram 211 abalos tectônicos. Do total registrado, 185 foram sismos de baixa intensidade e 25 apresentaram magnitude moderada.
Apenas um dos tremores foi classificado entre forte e muito forte. O evento mais significativo das últimas 48 horas foi registrado às 00:11 UTC do dia 04/01, atingiu 5.9 de magnitude e ocorreu a 7 km de profundidade, sob a latitude 20.65S e longitude 70.65W, no Chile, 71 km a sudoeste de Iquique.