Após a Controladoria-Geral da União (CGU) concluir auditoria sobre a contratação, por inexigibilidade de licitação, da solução biológica Aedes do Bem™ pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), no valor de R$ 4.536.000, por meio do Contrato nº 01100206/2024, a empresa Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda divulgou uma carta aberta à imprensa e à população do Acre para prestar esclarecimentos sobre o caso.
A manifestação ocorre após a repercussão de matérias relacionadas à aplicação do produto na capital acreana. No documento, a fabricante explica que, em algumas regiões do país, atua por meio de distribuidores comerciais licenciados, seguindo as normas e diretrizes vigentes. No caso de Rio Branco, segundo a empresa, o produto foi comercializado por um distribuidor que adquiriu da Oxitec 16.200 unidades do Aedes do Bem™ MINI, entregues dentro do prazo de validade.
A empresa também informou que vem colaborando com as autoridades que investigam o contrato firmado entre a Prefeitura de Rio Branco e a então distribuidora Empresa Estação da Limpeza LTDA, destacando que já forneceu todos os documentos solicitados relativos ao fornecimento do produto no período analisado. A Oxitec ressalta ainda que a empresa citada não integra mais seu quadro de distribuidores desde fevereiro de 2025.
Apesar de não ter sido parte do contrato celebrado entre o município e o distribuidor, a fabricante afirma que também está colaborando com a Prefeitura de Rio Branco no âmbito do procedimento administrativo em andamento para apuração das responsabilidades.
No esclarecimento, a Oxitec destaca que todos os seus representantes e distribuidores passam por treinamento específico para a comercialização do produto e para orientar o cliente final quanto à correta implantação da tecnologia. A empresa enfatiza que o Aedes do Bem™ é um produto biológico e perecível, que exige rigor quanto aos prazos e às condições de armazenamento, seguindo orientações contidas em manual técnico detalhado. A fabricante informa ainda que disponibiliza suporte técnico por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), com equipe especializada.
A empresa também ressalta que o Aedes do Bem™ tem sido utilizado como ferramenta no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O produto, segundo a Oxitec, possui aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para uso comercial e vem sendo comercializado no Brasil desde 2014.
Por fim, a Oxitec reafirma compromisso com a integridade, a transparência e a responsabilidade no fornecimento de soluções tecnológicas e biológicas, colocando-se à disposição da imprensa e das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais. “Reafirmamos nosso compromisso com a integridade, transparência e responsabilidade no fornecimento de soluções tecnológicas e biológicas seguras e de qualidade. A Oxitec Brasil está à disposição da imprensa e das autoridades para colaborar com qualquer esclarecimento que se faça necessário”, diz a carta.
Confira:
Carta Oxitec_Rio Branco 9_2_2026


















