
Foto: David Medeiros
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) realizou na manhã desta sexta-feira, 06, a entrega de novos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes de trânsito. A ação ocorreu no Centro Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), localizado na região da Estação Experimental, em Rio Branco, e integra um investimento total de R$ 499.114 em materiais destinados à fiscalização de trânsito.

Foto: David Medeiros
A entrega dos equipamentos acontece de forma simultânea em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Os kits incluem coturno, joelheira, cotoveleira, cinto, mochila, capacete e fardamento completo, que passarão a ser utilizados a partir da próxima segunda-feira, quando também está prevista a posse de novos agentes de trânsito que irão atuar na capital e no interior do estado.

Foto: David Medeiros
A presidente do Detran, Taynara Martins, explicou que a entrega faz parte de um processo de reestruturação e valorização da categoria, incluindo mudanças na identidade visual dos agentes. “Nós estamos modificando a portaria que regulamenta o fardamento dos agentes de trânsito com resgate da identidade da Polícia Militar, ficamos todos com a mesma cor do fardamento, nós precisamos diferenciar e identificar os nossos agentes de trânsito perante a sociedade acreana e também dar qualidade para que para o serviço deles é um EPI [Equipamento de Proteção Individual], na verdade não é só um fardamento, é um EPI completo, com mochilas, caneleiras, cotoveleiras, capacetes novos, nós já entregamos motocicletas novas, viaturas novas e faltava o fardamento. Então nós estamos trocando a cor do fardamento dos agentes de trânsito e trazendo essa nova identidade, com certeza esses EPIs vêm para somar no dia a dia dos agentes de trânsito e com certeza na identificação deles para a sociedade, para aqueles que precisam dos nossos serviços”, destacou.
Segundo a presidente, a escolha dos equipamentos levou em consideração a durabilidade e a segurança dos servidores. “É bem superior a qualidade do material do fardamento antigo que nós tínhamos, nós tivemos todo esse cuidado, demoramos um pouco na licitação porque estávamos escolhendo realmente os melhores equipamentos com material mais resistente para entregar aos agentes de trânsito. Aqui também nós já estamos entregando o material para os agentes de trânsito que irão tomar posse na segunda-feira”, destacou.

Foto: David Medeiros
O agente de trânsito, Anderson Castro, que também atua como diretor administrativo e financeiro do Detran, destacou a importância da entrega para a valorização profissional e para a segurança viária. “Primeiramente, me sinto valorizado, assim como os meus colegas. Você que trabalha na rua, a identidade visual é muito importante para a segurança viária, para a população poder identificar o agente de trânsito e buscar uma ajuda, no caso do congestionamento, de uma fluidez, um próprio sinistro de trânsito”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Ele ressaltou que os investimentos recentes fortalecem a atuação da fiscalização. “A gestão Gladson Cameli e Taynara Martins, hoje com a entrega do fardamento, chega a casa de R$ 5 milhões de investimentos na fiscalização de trânsito com compra de motocicletas novas, de viaturas novas, de um equipamento que os agentes de trânsito nunca tiveram, que é um fardamento completo, inclusive, com equipamentos para motociclista, para garantir a nossa segurança durante o percurso”, observou.

Foto: David Medeiros
Segundo Anderson, os novos equipamentos contribuem diretamente para a melhoria do atendimento à população. “Às vezes a gente precisa de mais agilidade, mais rapidez para chegar no sinistro de trânsito e interditar a via para que não haja outro sinistro de trânsito. Isso é muito importante, porque garante a nossa segurança, dá condições de trabalho e isso automaticamente reflete no atendimento à sociedade”, finalizou.
Assista:


















